Entenda como é a dor nas costas de origem mecânica

Aprenda sobre dor nas costas de origem mecânica, incluindo causas típicas e sintomas comuns

O tipo mais comum de dor nas costas é a de origem mecânica (1). Pessoas com este tipo de dor frequentemente a descrevem como "latejante" ou "dolorosa" (1). Elas também podem achar que sua dor piora com movimento e melhora com repouso.

A dor nas costas de origem mecânica pode impactar em muitos aspectos de sua vida e é frequentemente causada por distensão ou lesão. Entretanto, é essencial obter um diagnóstico correto o mais cedo possível.

Você pode ler mais sobre as características comuns e tipos diferentes de dor nas costas de origem mecânica abaixo.

Características comuns de dor nas costas mecânica (1,2)

Tipos comuns* de dor nas costas de origem mecânica (1)

*A lista abaixo descreve diversos exemplos de tipos diferentes de dor nas costas de origem mecânica, mas não é completa.

Distensão ou torção lombar (1)

Geralmente se deve a lesões musculares. Por exemplo, as lesões podem ser o resultado de levantar um objeto pesado de mau jeito ou uma lesão esportiva.

Hérnia de disco

Refere-se ao dano ou a um problema com os discos da coluna, o amortecimento flexível que fica entre os ossos individuais (vértebras) da sua coluna (1). Às vezes, o disco se moveu de sua posição usual (disco herniado) e, como resultado, causa dor porque ele irrita os nervos próximos. Esta dor nervosa é chamada de dor neurogênica - outro tipo de dor nas costas (3). Se o disco herniado estiver na coluna lombar, a dor nas costas pode frequentemente ser mais forte na sua perna do que nas suas costas.

Fratura vertebral (1)

Ossos quebrados em sua coluna podem ser causados por impactos físicos severos, como lesões esportivas ou acidentes automobilísticos. Além disso, os pacientes podem sofrer de fraturas por estresse, que são pequenas fissuras visíveis no raio X e podem ser bastante dolorosas. Fraturas de vértebras também podem ocorrer por causa da osteoporose, que é uma condição que ocorre com a idade avançada, quando seus ossos enfraquecem, resultando em uma probabilidade maior de fraturas.

Doença degenerativa de disco (1,4)

Quando um ou mais discos da coluna começam a deteriorar. Estes discos agem como acolchoamento quando a coluna se move ou carrega peso.

Osteoartrite da coluna vertebral (1,5)

Distúrbio degenerativo que é comum com a idade avançada e que pode causar dor e rigidez na coluna vertebral e coluna lombar devido a uma degradação da cartilagem das articulações e discos na coluna.

Deformidade congênita (1)

As condições são referidas como congênitas quando elas estão presentes desde o nascimento. Estas deformidades são raras e ocorrem quando a coluna vertebral não se desenvolve corretamente no útero. Algumas deformidades congênitas são causas mecânicas de dor nas costas. Elas incluem fatores como escoliose (a coluna vertebral curvada de um lado a outro) e cifose (a parte superior da coluna é excessivamente curvada e arredondada). Uma deformidade congênita que leva à dor nas costas é geralmente diagnosticada durante a infância.

Referências