Aparelho ortodôntico fixo: 6 tipos de alimentos que atrapalham seu uso

Como o aparelho é composto por diversas peças, como braquetes, elásticos e e fios, ele pede mais cuidado na sua administração

O aparelho ortodôntico fixo é um dos tratamentos mais usados para correção dentária, porém apesar de fortes o suficiente para alterar a configuração dos dentes, seus acessórios pedem cuidado especial para não se partir. "O aparelho é fixado no dente através de uma cola que tem que ser resistente o suficiente para durar, mas que possa ser removida sem prejudicar o esmalte dos dentes, por isso alguns alimentos podem fazer com que ele se descole", explica a odontologista Fabíola Lanfredi, especialista em ortodontia.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Além disso, o aparelho é um ótimo reduto para acúmulo de sujeiras. "Como ele é composto de diversas peças - os braquetes, o fio e os elásticos - é muito mais fácil eles reterem pedaços de comida que podem não sair se a limpeza não for minuciosa", considera a odontologista Alessandra Rodrigues, dentista da Sorridents e do Instituto Sorridents.

Por isso mesmo, o ideal é tomar alguns cuidados com a alimentação enquanto usar o aparelho ortodôntico fixo. Quer saber o que é melhor evitar? Confira a seguir:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Alimentos duros

Menina de aparelho pronta para comer uma maçã - Foto: Getty Images
Menina de aparelho pronta para comer uma maçã - Foto: Getty Images

Ingredientes com consistência muito dura podem causar dificuldade de mastigação e quebrar os braquetes do aparelho. Cenoura e outros vegetais crus, milho de pipoca, balas durinhas... Todos eles são inimigos de quem usa aparelho fixo. Mas não é preciso deixar de consumir alguns deles. No caso dos vegetais e frutas, uma boa ideia é cortá-los em pedaços para ingerir ou mesmo cozinhar, no caso da cenoura, por exemplo.

Itens que precisam ser mordidos

Agora é fácil de entender por que morder uma maçã é contraindicado. No entanto, qualquer alimento que requeira ser mordido pode ser um perigo. "Mesmo que seja um sanduíche com pão molinho", explica a odontologista Alessandra Rodrigues. Isso acontece porque o alimento empurra os braquetes durante a mordida, e causa estragos principalmente nos dentes incisivos de baixo. O recomendado é nunca morder o alimento, e sim cortá-lo em pedaços antes de levar a boca, para deixar a mastigação com os molares, que são mais resistentes.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Chicletes e balas

Menina de aparelho com um chiclete entre os dentes - Foto: Getty Images
Menina de aparelho com um chiclete entre os dentes - Foto: Getty Images

Chicletes e balas são outra pegadinha alimentar para quem usa aparelho. Primeiro por sua consistência, alguns desses doces são duros, o que por si só já pode causar a quebra dos braquetes. No entanto, o açúcar presente é outro inimigo, já que ele pode se acumular e causar um ambiente perfeito para cáries. "É muito comum vermos pacientes com pedaços de chiclete grudados no aparelho, o que pode causar problemas e até mesmo atrasar o tratamento", frisa Fabíola Landredi. Portanto o ideal é evitar esses itens enquanto usar o aparelho.

Alimentos com pedacinhos

Alimentos com pedaços muito pequenos também são uma cilada. Frutas cheias de sementinhas como o kiwi ou muito fibrosas como algumas mangas são um exemplo. As sementes e fibras podem entrar nos acessórios ou entre o fio do aparelho, o que dificulta a higienização. E esse já é um aspecto complicado quando pensamos em adolescentes de aparelho: "muitos deles higienizam mal e com isso os restos de alimento vão se acumulando, por isso o melhor é prevenir e evitar esses itens", considera Alessandra.

Refrigerantes

Menina de aparelho tomando refrigerante - Foto: Getty Images
Menina de aparelho tomando refrigerante - Foto: Getty Images

Essas bebidas já trazem diversos males à saúde e são ainda mais complicadas para quem usa aparelho. Um dos motivos é o açúcar, que pode acabar se acumulando no aparelho, servindo como um ótimo alimento para as cáries. Além disso, sua acidez aumenta mais ainda a chance de essas bactérias ocuparem os dentes, de acordo com Fabíola Lanfredi.

Alimentos com corantes

Alimentos muito coloridos podem também prejudicar os dentes, já que a massa usada para colar os braquetes pode manchar, ainda mais quando o aparelho está recém-colocado. "Pode acabar formando uma mancha ao redor do braquete, que fica mais evidente quando o aparelho é retirado", explica Fabíola. Por isso, o ideal é evitar alimentos com cores muito fortes, como alguns refrigerantes, café e beterraba, e deixar para consumir outros só no dia após a colagem dos braquetes.

Ao apertar o aparelho, evite

Adolescente com aparelho nos dentes - Foto: Getty Images
Adolescente com aparelho nos dentes - Foto: Getty Images

Por fim, é importante ter alguns cuidados com alimentação quando se aperta o aparelho. "Logo que o fio é reajustado, ocorre uma pequena inflamação nos ossos que seguram as raízes dos dentes, o que deixa a boca mais dolorida", explica a especialista. Nesses casos a dor pode permanecer por até três dias, e o ideal é pegar leve na alimentação. Consumir alimentos mais pastosos é o mais indicado para evitar as dores e ir aos poucos aumentando sua consistência, para estimular a mastigação aos poucos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)