Aplicativo disponibiliza informações de saúde no Rio de Janeiro

Usuário pode ajudar a mapear surtos de doenças na cidade sede da Olimpíada

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 13/07/2016

A população já pode assumir um papel mais atuante para ajudar a detectar problemas de saúde do Rio de Janeiro. Para contribuir, basta um clique por dia. Trata-se de um aplicativo de vigilância participativa, o Guardiões da Saúde.

PUBLICIDADE

A dinâmica é simples e não demanda muito tempo do usuário. Ele baixa o aplicativo e começa a usá-lo no mesmo momento. Diariamente, o cidadão informa se está se sentindo bem ou pode relatar desconfortos em geral, como dor no corpo, febre, coceira ou dor nas juntas.

Interface do aplicativo Guardiões da Saúde
Usuário baixa aplicativo e pode informar como se sente todos os dias

O serviço está disponível para brasileiros e estrangeiros e vai ter grande importância, principalmente a partir de 5 de agosto, início dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Os usuários podem criar perfis diferentes para os demais membros da família.

Emergências

A ferramenta é um passo significativo na disseminação da vigilância participativa em saúde na internet, com foco principal em eventos de massa, como nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016.

O objetivo do projeto é utilizar as informações que o usuário pode fornecer para ajudar a mapear e prevenir surtos e emergências em saúde pública. Com isso, vai ser possível auxiliar os órgãos oficiais de saúde para que eles possam direcionar melhor esforços de prevenção e controle.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Como funciona

Além de informar o estado de saúde diariamente, o usuário conta com informações de saúde em tempo real por meio do feed de notícias do Twitter do Ministério da Saúde, que pode ser visualizado no aplicativo.

É possível identificar também o estado de saúde da região próxima ao usuário. O Guardiões da Saúde mostra quantas pessoas notificaram que se sentem bem ou mal naquele dia.

Outras funcionalidades do aplicativo englobam dicas de saúde sobre doenças como dengue, zika e chikungunya. O usuário também tem à mão o endereço da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) mais próxima, informações sobre vacinas, telefones úteis e farmácias da região.

É importante ressaltar que a notificação do estado de saúde não configura uma consulta médica, e que esses dados serão divulgados de forma agregada. A visita ao médico é indispensável em caso de doença.

Resultados

O aplicativo é uma evolução do projeto "Saúde na Copa", lançado para o período dos jogos da Copa do Mundo de Futebol, em 2014. Os resultados foram positivos e motivaram a continuidade do projeto, agora com foco na Olimpíada.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

O Guardiões da Saúde é uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Não-Governamental Skoll Global Threats Fund, dos Estados Unidos.

O aplicativo está disponível para os sistemas operacionais iOS e Android. A ferramenta foi desenvolvida para celulares, tablets e computadores (www.guardioesdasaude.org).

Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.