publicidade

Dicas de preparação para cirurgia bariátrica

O processo exige do paciente cautela e muita atenção

Por Especialista - publicado em 11/03/2008


Para saber se você é candidato a operação da Obesidade, verifique se está dentro dos parâmetros de indicação cirúrgica, ou seja, IMC (Índice de Massa Corpóreo) igual ou maior que 40 ou entre 35 e 40 anos, com doenças associadas com, por exemplo, diabetes, hipertensão, dores articulares. E também se já tentou tratamento clínico.

Estando dentro dos parâmetros indicados, você pode procurar um profissional para iniciar o processo de preparo pré-operatório.

1. Verifique se o seu cirurgião é Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica através do site www.sbcbm.org.br .
2. Cheque se ele tem uma equipe multidisciplinar em sua clínica ou, se não a tiver, se irá orientá-lo para consultar um médico clínico, um nutricionista, um psicoterapeuta e um fisioterapeuta.

3. Antes da operação diversos exames devem ser realizados.


4. Preste atenção às explicações do seu cirurgião quanto à técnica que será empregada e verifique se esta está respaldada pela resolução 1766-05 do Conselho Federal de Medicina (www.portalmedico.org.br ). Em caso de dúvida, entre em contato com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.

5. Escolhido o médico e já em realização dos exames e consultas com a equipe multidisciplinar, pare de fumar, evite bebidas alcoólicas e caso seja possível, exercite-se com orientação de profissional ou, ao menos caminhe diariamente, Isto irá melhorar seu desempenho respiratório.

6. Faça uma dieta leve antes da operação e não faça despedidas , pois após a operação você voltará a freqüentar os restaurantes.

7. Procure perder um pouco de peso (5 a 10%) do seu peso para aumentar a segurança da operação.

8. Verifique o hospital de preferência do seu médico, confirme que seu plano de saúde dá cobertura para este hospital e visite-o antes da internação.

9. Confirme se todos os procedimentos burocráticos estão em ordem. Tudo feito, você está pronto para operar.

Sucesso e Saúde!


  

Dr. Thomas Szegö é gastroenterologista e Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica







Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.
Este conteúdo ajudou você? Já ajudou você e + 1254 pessoa(s) Já avaliou

Imprima

Erro

erro

Comente

Compartilhe

Mais sobre:

 Thomas  Szegö

Escrito por:

Thomas Szegö

Gastroenterologia

Ajudou 85 pessoas


Shopping Vida Saudável

PUBLICIDADE

Copyright 2006/2014 Minha Vida - Todos os direitos reservados

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."


Você está usando uma versão antiga do seu navegador :( Para obter uma melhor experiência, atualize agora!
X