Atitudes que melhoram a sensação de pernas cansadas

Não fumar, evitar permanecer sentado na mesma posição por muito tempo e praticar exercícios físicos ajudam a aliviar o problema

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 19/10/2016

Mulher praticando exercício físico no parque -
Praticar exercícios físicos é essencial para aliviar a sensação de pernas cansadas

A sensação de pernas cansadas pode ter diferentes causas. O incômodo pode, em muitos casos, ser sintoma de má circulação na região. Alguns maus hábitos podem causar e agravar os problemas de circulação nas pernas e, portanto, evitá-los ajuda a atenuar o problema.

PUBLICIDADE

"A melhor forma de atenuar os sintomas das varizes de membros inferiores é combater o sedentarismo e a obesidade através de atividade física supervisionada e de uma dieta balanceada", observa o médico angiologista Marcos Arêas Marques, da Unidade Docente Assistencial do Hospital Universitário Pedro Ernesto e membro do Conselho Científico da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV).

Ele explica, no entanto, que algumas atitudes do dia a dia podem ajudar na melhora sintomática do problema: evitar permanecer por longos períodos em pé ou sentado e não usar calçados sem salto ou com salto muito alto são cuidados essenciais. Ele diz ainda que o uso de meias elásticas de compressão graduada com indicação médica é uma boa opção para melhorar o incômodo.

O cirurgião vascular Raimundo Santos, da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, acrescenta que os indivíduos que trabalham ou permanecem de pé ou sentados durante longas horas devem realizar pausas compensatórias.

"A cada duas horas, é indicado mudar de posição ou até mesmo realizar caminhadas curtas, de no máximo cinco minutos, para estimular a circulação da região", indica ele.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Sem cigarro

Quando a situação se agrava, a má circulação na região das pernas pode causar problemas de varizes e até mesmo obstrução das artérias, o que pode ocorrer principalmente quando o indivíduo é fumante.

"Para prevenir, é necessário adotar hábitos saudáveis, como abandonar o cigarro e praticar atividades físicas regularmente", reforça Raimundo.

Ele ainda aconselha evitar o uso desnecessário de hormônios e não segurar a vontade de ir ao banheiro. Isso porque prender a urina e o intestino durante muito tempo aumenta a pressão venosa das pernas.

A farmacêutica industrial Caroly Cardoso, mestre em química orgânica e especialista em plantas medicinais e fitoterápicos, indica o uso de medicamentos fitoterápicos para ajudar na prevenção e tratamento de problemas circulatórios.

"Existem algumas plantas medicinais que apresentam um grupo de princípios ativos que atuam melhorando a circulação sanguínea. Essas substâncias aumentam a resistência dos vasos, têm atividade antioxidante e anti-inflamatória e, assim, promovem uma melhora na circulação, diminuindo o inchaço e a sensação de pernas cansadas", explica ela.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Marcos Arêas Marques também reforça a importância de se consultar um especialista para determinar as causas exatas da sensação pernas cansadas, já que ela pode ser sintoma de diversos problemas.

"Existem diversas doenças que podem causar a sensação de pernas cansadas ou dor, além das varizes. O médico especialista deve avaliar através da anamnese e do exame físico a possibilidade de outros diagnósticos como trombose venosa profunda, tromboflebite, linfedema, doenças osteoarticulares e neuropatias", afirma o angiologista.