PUBLICIDADE

Sintomas de gastrite incluem perda de apetite, soluços e fezes escurecidas

Além da dor de estômago recorrente outros sintomas podem indicar gastrite bacteriana e gastrite nervosa

Gastrite é uma inflamação, irritação ou erosão do revestimento do estômago. Pode ocorrer de forma pontual (aguda) ou repetidamente (crônica).

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Para ajudar na digestão dos alimentos e ajudar a matar agentes externos, como germes e bactérias, o estômago produz suco gástrico, que é um ácido. Este ácido é corrosivo, sendo assim, as células estomacais produzem uma barreira natural para proteger a mucosa estomacal e a camada superficial do intestino delgado, o duodeno. De forma geral, há um equilíbrio entre a quantidade de ácido e a barreira de defesa da mucosa. Quando há um desequilíbrio e o ácido produzido pelo estômago começa a atacar as paredes do órgão, inicia-se o quadro de gastrite.

Sintomas da gastrite

Os sintomas de gastrite podem variar de uma pessoa para outra. De forma que em alguns casos eles não se manifestam em um primeiro momento, podendo aparecer se houver uma piora do quadro. No entanto, os sintomas mais comuns de gastrite são:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Causas da gastrite

Gastrite pode ser causada por irritação devido ao uso excessivo de álcool, vômitos crônicos, estresse, ou o uso de certos medicamentos como a aspirina ou outros anti-inflamatórios. Além disso, existem outros fatores que podem causar gastrite:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Infecção pela bactéria Helicobacter pylori (H. pylori)

Acontece quando esta bactéria se aloja no revestimento mucoso do estômago. Se não for feito o tratamento adequado, a infecção pode levar a úlceras, e em algumas pessoas, até um câncer de estômago.

Refluxo gastroesofágico

A bile é um líquido produzido pelo fígado para ajudar na digestão dos alimentos, especialmente os mais gordurosos. Depois que o alimento é digerido no estômago ele vai para o intestino delgado, essa passagem é feita com o auxílio da bile. O refluxo acontece quando a bile volta ao estômago depois de ter ido para o intestino delgado.

Medicamentos anti-inflamatórios - incluindo aspirina

Alguns medicamentos podem afetar a barreira de proteção do estômago fazendo com que o ácido machuque a região. Alguns mais comuns são ácido acetilsalicílico (aspirina), Ibuprofeno e diclofenaco.

Fatores emocionais

Não se sabe exatamente a relação entre fatores emocionais e a gastrite. No entanto, pode estar relacionado com a diminuição do fluxo sanguíneo para o estômago.

Fator auto-imune

A gastrite pode ser causada por uma reação auto-imune - quando o sistema imunológico ataca, por engano, as próprias células e tecidos do corpo (neste caso, o revestimento do estômago). Apesar de ser pouco comum, isso pode acontecer se a pessoa já tem outra condição autoimune, como a doença de tireoide de Hashimoto ou diabetes tipo 1.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Fontes consultadas

Luiz Arnaldo Szutan, gastroenterologista do Hospital Samaritano de São Paulo

Mayo Clinic

Webmd.com

Healthline.com