PUBLICIDADE

Implante dentário exige técnica e cumplicidade entre dentista e paciente

Para um sorriso bonito é fundamental exames e avaliações médicas

Hoje em dia é um sonho dos pacientes realizarem cirurgias de implantes dentários e terem de volta a estética e a função dos dentes. Cada vez mais a oferta desse tipo de serviço vem aumentando, mais empresas fabricantes de implantes entrando no mercado, mais profissionais se aprimorando nessas técnicas e com isso uma queda nos preços. Mas também sabemos que os problemas com este tipo de trabalho têm aumentado de forma significativa, algumas vezes sendo o paciente o responsável, outras o dentista e muitas vezes ambos.

Nessa disputa entre profissionais em busca de pacientes, de empresas em busca de profissionais que usem seus implantes e de pacientes procurando o menor preço, todos podem sair prejudicados. É muito importante que todas as partes envolvidas no processo, pensem claramente que a concorrência existe em qualquer área, ela é saudável e importante, pois faz com que empresas desenvolvam cada vez mais seus materiais, que os profissionais cada vez mais estejam atualizados e faz com que os pacientes tenham cada vez mais

informações a respeito do assunto. Porém, nenhuma das partes pode esquecer que estamos falando de saúde e tratando de seres humanos.

Erros, falhas, acidentes, insucessos podem ocorrer para qualquer profissional de qualquer área, mas quando falamos em saúde, devemos tentar minimizar as chances de que qualquer insucesso venha a ocorrer. Na escolha do profissional e do tratamento, o paciente deve levar algumas características em consideração.

Na área médica, o paciente jamais se submete a qualquer procedimento cirúrgico sem alguns exames básicos, que demonstrem para o médico que ele está apto para aquela intervenção. Por que em uma cirurgia odontológica ainda existe uma relutância em se fazer exames? Normalmente, são os próprios pacientes que dificultam a realização dos exames e o dentista acaba cedendo e deixando de pedi-los com medo de perder o paciente. Isso aumenta a chance de problemas para as duas partes, tornando-se um risco totalmente desnecessário.

Outro item importante, é a parte de documentação radiológica. Existem vários tipos de radiografias e cada uma tem a sua importância e finalidade, sendo que a mais comum e mais barata é a radiografia panorâmica. Nesta radiografia, o cirurgião dentista tem uma visão geral da boca do paciente e consegue avaliar se existe ou não a possibilidade de se colocar o implante, porém, essa radiografia não nos dá a altura e nem largura do osso e como ela tem uma distorção muito grande, nos leva algumas vezes a ter uma idéia de trabalho e na hora da cirurgia verificamos que a parte clinica não está de acordo com a radiográfica.

Nesse caso o profissional tem duas alternativas: abortar a cirurgia ou colocar o implante da melhor maneira que ele consiga, muitas vezes até alterando o orçamento combinado inicialmente. Somente através de tomografias, podemos ter uma clareza em relação ao comprimento do osso e a largura do mesmo. A tomografia tem um custo inicialmente maior, mas nos permite um planejamento muito melhor, com menores chances de surpresas no ato cirúrgico.

Podemos optar por 2 tipos de tomografia: a linear e a computadorizada. As duas nos mostram a altura e largura óssea, mas somente a tomografia computadorizada nos permite executar as técnicas mais modernas que são os implantes guiados, onde muitas vezes não precisamos cortar a gengiva, apenas fazer um pequeno furo com a broca, permitindo um pós- operatório excelente e colocação imediata dos dentes.Também só a computadorizada nos permite fazer a cirurgia no computador, antes de executá-la na boca e a confecção de uma cópia fiel do osso da sua boca, que é a prototipagem.

Em casos onde o paciente precise de poucos implantes, a tomografia linear é excelente, mas em casos onde será necessário implantar muitos dentes, o custo da tomografia computadoriza vale pelas possibilidades de planejamento que ela nos permite. Mesmo com todo esse desenvolvimento de novas tecnologias, a orientação do profissional ao paciente é fundamental.

É importante que você saiba quais as possibilidades de trabalho que poderá receber, qual a mais indicada para o seu caso e o porquê disso. Também é importante que seja explicado o que cada trabalho que poderá ser executado após a colocação dos implantes tem de vantagem e de desvantagem. Nem sempre o mais caro é o mais indicado, isso é importante sempre ser bem explicado, para que você tenha certeza do que estará fazendo e principalmente o por que. Nas técnicas mais modernas de implantes dentários, você consegue colocar os implantes e na mesma consulta colocar os dentes.

Claro que todos os pacientes querem isso, assim como todos os dentistas também. Mas algumas coisas na vida não são questão de querer, mas sim de poder e infelizmente é muito comum o paciente não ter estrutura para receber os dentes na mesma hora, sendo nestes casos o tratamento mais eficaz o método tradicional, onde se colocam os implantes e após alguns meses colocam-se os dentes. Para que arriscar em um caso que poderemos ter um sucesso com uma maior segurança? O custo de tudo que foi citado, não chega a 1% do valor total do tratamento e nos dão 95% de segurança.

Esses itens acima, irão permitir que você tenha uma maior previsibilidade dos resultados, você estará mais confiante e o dentista também. Cada paciente é um ser único, com sua característica e necessidade, sendo assim, peça orientações, tire suas dúvidas e não acredite em milagres.

Hoje em dia temos condições de avaliar cientificamente as necessidades e probabilidades de resultados. Eu sei que milagres existem e acredito neles, mas não são feitos por profissionais de saúde.


Se quiser saber mais sobre implantes dentários entre em www.drsabino.com.br e deixe sua dúvida.

Dr. Milton Sabino é especialista e mestre em Periodontia, especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares e pós -graduado em Ortodontia e Implantodontia.











NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)