PUBLICIDADE

Estudo relaciona Zika vírus a problemas cardíacos

Severidade e progressão dos sintomas deixou cientistas em alerta

Uma pesquisa realizada pela Clínica Mayo, nos Estados Unidos mostra que a infecção causada pelo Zika vírus pode causar problemas cardíacos. Os sintomas incluem principalmente palpitações, perda de fôlego e fadiga.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Para a realização do estudo, os cientistas acompanharam nove pacientes com Zika e sem histórico de problemas no coração, todos estavam sendo atendidos em um hospital de Caracas, na Venezuela. Oito deles apresentaram uma perigosa arritmia e dois terços apresentaram sintomas de insuficiência cardíaca.

Os nove pacientes foram submetidos a uma bateria de exames cardíacos para checar a complexidade dos problemas causados pelo Zika vírus. As arritmias detectadas em três pacientes incluíam episódios de batimentos rápidos e irregulares, dois casos de taquicardia atrial não sustentada, que consiste em um tipo de arritmia benigna e dois casos de arritmias ventriculares, que pode ser mortal. Além disso, foram registrados seis casos de insuficiência cardíaca.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Severidade dos sintomas

Outras doenças causadas pelo Aedes aegypti, como dengue e febre chikungunya podem afetar o coração. Sendo assim, o resultado da pesquisa não surpreendeu os cientistas. No entanto, a severidade e a progressão dos sintomas deixou os cientistas em alerta.

Os sintomas apareceram em média 10 dias após as primeiras queixas de sintomas de zika pelos pacientes. Vale lembrar que a maior parte das pessoas com infecção pelo Zika vírus não costuma apresentar sintomas leves ou não-específicos. Por isso, os pesquisadores recomendam que se a pessoa com sintomas de Zika e também apresentar sintomas como fadiga, falta de fôlego e palpitações no coração deve procurar um médico imediatamente.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Os cientistas acreditam que outros casos de sequelas cardíacas relacionadas ao Zika vírus sejam diagnosticadas no futuro.