Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira

O principal intuito da ação é reduzir as hospitalizações e os óbitos relacionados ao vírus influenza

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 17/04/2017

Nesta segunda-feira, (17) começa a campanha de vacinação contra a gripe. A vacinação terá início no dia 02 de maio e irá até o dia 26.

PUBLICIDADE

A vacina permite a proteção contra o vírus (H1N1), H3N2, e influenza B. Como os vírus são mutantes, a composição da vacina é feita somente depois da indicação da Organização Mundial de Saúde sobre as cepas (variações do vírus) que circulam com mais frequência nos últimos meses na região. De acordo com a OMS, em 2016 a cepa do vírus A (H1N1) foi alterada, o que levou à produção de uma nova composição para a campanha deste ano.

O principal intuito da campanha de vacinação é reduzir as hospitalizações e os óbitos relacionados ao vírus influenza. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de internações por pneumonia e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da gripe. Em 2016, o país registrou a maior incidência dos casos de gripe desde 2009.

O público-alvo da campanha de vacinação são docentes, idosos, gestantes, mulheres no pós-parto, docentes, indígenas e população privada de liberdade.

Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.