10 sinais de alerta que a boca dá sobre a sua saúde

Diabetes, candidíase e até rinite, entre outras doenças, se manifestam por condições anormais ou lesões na boca

Quando se pensa em sintomas de doenças, as primeiras coisas que costumam vir à mente são dores em algum lugar do corpo, manchas na pele ou sensações incomuns, como calafrios, ondas de calor e tremedeira, por exemplo. Mas existe algo importante que não pode ficar fora do nosso radar: os sinais de alerta que a boca dá sobre a saúde do corpo em geral.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

"A boca é o início do sistema digestório, rica em diversos micro-organismos que convivem harmoniosamente, e está conectada a todo o sistema imunológico. Quando o corpo está com a imunidade baixa, diversas doenças podem se manifestar por meio de manchas, erupções e outros sinais na boca", explica a dentista Aline Lopes Gós (CRO-SP 97.493), da Clínica de Odontologia Moderna Dr. Giancarlo Zanoli Tremtin.

A dentista Denise Abranches (CRO-SP 75.559), coordenadora do serviço de odontologia do Hospital São Paulo (hospital universitário da Unifesp), destaca feridas que não cicatrizam, sangramento na gengiva, lesões ulceradas e aftas como sinais a se prestar atenção e ressalta que, assim como podem ser lesões isoladas de baixa gravidade, podem ser uma manifestação local de um problema sério no organismo. "A falta de atenção a estas reações, a demora na busca por ajuda profissional especializada e o diagnóstico tardio são fatores agravantes dessas doenças", adverte.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

A seguir, Aline e Denise listam os sinais mais importantes que podem aparecer na boca para indicar a existência de uma doença em outra parte do corpo e o que eles significam. Uma recomendação, no entanto, vale para todos os casos: ao notar qualquer um desses sintomas, procure imediatamente seu dentista, que poderá analisar o problema e encaminhá-lo ao especialista adequado.

Sangramento na gengiva

Embora algumas pessoas considerem normal haver "um pouquinho" de sangramento na gengiva, principalmente durante a escovação dos dentes, não há nada de normal nisso. Este sangramento, se acompanhado do inchaço da região, pode ser sinal de gengivite.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Mau hálito

Se tiver um odor agridoce (semelhante ao de uma maçã passada) e não for resolvido com uma bela sequência de escovação, uso do fio dental e do enxaguante bucal, em alguns casos o mau hálito pode estar relacionado a diabetes.

Verrugas no interior da boca

Lesões semelhantes a uma couve-flor, rosadas ou esbranquiçadas, são sintomas de HPV (Papilomavírus Humano), uma doença sexualmente transmissível que pode ser causada por mais de 200 tipos de vírus. Em alguns casos, a doença pode evoluir para um câncer de colo de útero, garganta ou ânus.

Ferida que não cicatriza

Embora não seja exatamente comum, um câncer que tenha acometido outra parte do corpo pode chegar a se manifestar na boca. Isso aparecerá na forma de uma ferida ulcerada que cresce na mucosa bucal ou petéquias em palato duro e que até pode ser confundida com outros tipos de lesões, mas o fato de não cicatrizar é uma característica que facilita o diagnóstico.

Aftas

São feridas que duram de uma a duas semanas e podem indicar enfraquecimento do sistema imunológico, estresse, alguma alergia ou alteração hormonal.

Bolhas nos lábios

Você tem bolhas nos lábios que se rompem, formando crostas, e duram de sete a dez dias? São sinais de herpes, uma infecção viral e contagiosa que pode ser transmitida pela saliva ou por relações sexuais. A herpes precisa ser tratada enquanto as bolhas estiverem aparentes, para tentar evitar seu retorno.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Placas brancas na língua

Mais comuns em crianças e em idosos, essas placas indicam a presença de um fungo, normalmente Candida Albicans, causador da candidíase. O fungo aproveita momentos de imaturidade imunológica (caso das crianças) ou de baixa imunidade (que pode ocorrer tanto nos mais jovens quanto nos mais velhos) para se alojar no organismo.

Fissuras e lesões

Fissuras e lesões que demoram para cicatrizar, acompanhadas de dor principalmente nos estados mais avançados, podem ser sintomas de câncer bucal. Eles aparecem principalmente nos lábios, na língua, no assoalho da boca e nas gengivas, na maioria das vezes formando áreas avermelhadas ou esbranquiçadas. Também é comum apresentar caroços no pescoço.

Descamação na língua

A chamada "língua geográfica" faz com que as papilas linguais fiquem descamadas em vários locais, de modo irregular, e pode ser sinal de asma ou rinite. Essa condição causa hipersensibilidade a temperos e a alimentos ácidos.

Nódulos avermelhados

Nódulos avermelhados que sangram facilmente no céu da boca e nas gengivas são indícios de que a pessoa possa ser soropositiva, ou seja, tenha AIDS (a síndrome da imunodeficiência adquirida). Tais lesões são resultado de um câncer raro, conhecido como Sarcoma de Kaposi, causado pelo herpesvírus de tipo 8 (HHV-8) ? que, apesar do nome, não tem nada a ver com o herpes labial.

Se você apresentar algum desses sintomas, procure o seu dentista.