PUBLICIDADE

Gravidez de Ivete Sangalo: entenda os cuidados que a gestação aos 45 anos pede

Especialista explica que idade e gravidez de gêmeos necessitam de atenção especial

A cantora Ivete Sangalo anunciou, nesta terça-feira (12), que está grávida de gêmeos. A artista é casada com o nutricionista Daniel Cady, com quem tem o filho Marcelo Sangalo Cady de sete anos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Irreverente e criativa, ela fez um post em seu Instagram com a seguinte mensagem: "Gente!!!! Não sei porque essa calça não fecha? Hahahaha! ela tá GRÁVIDA!!! Eu, meu amor @danielcady e nosso amado filho estamos muito felizes com essa linda notícia", publicou Ivete.

A foto foi clicada em frente a um espelho que parece ser do camarim da cantora. "Ah! A foto já diz tudo: são 2!!!!!! Uhuuuuu. Tô chorando e escrevendo pra vcs zamuris lindos de mãe", completou.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Nesta quarta-feira (13), foi divulgado na imprensa que Ivete Sangalo está grávida de duas meninas e que recorreu à inseminação artificial. No início do mês de agosto, em entrevista ao jornal carioca Extra, Ivete revelou que havia congelado óvulos.

De acordo com informação divulgada na imprensa, Ivete tentou engravidar de forma tradicional, mas como havia estabelecido que o ano de 2017 era o prazo limite para engravidar, preferiu fazer a inseminação.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O que é inseminação artificial

O método de fertilização consiste na injeção de espermatozoides dentro do útero da mulher, no seu período fértil, ou seja, quando ela está ovulando, facilitando assim a união dos gametas para a formação do embrião.

O primeiro teste de inseminação artificial foi feito nos Estados Unidos em 1884. Por muito tempo, ela foi a única alternativa de gravidez para casais com algum problema de infertilidade. Aqui no Brasil ele já existe desde a década de 1970.

Como funciona a inseminação artificial

Primeiramente homem terá que coletar uma porção de sêmen em casa ou no laboratório por meio de masturbação. As amostras são selecionadas em laboratório, separando os espermatozoides de acordo com sua mobilidade e retirando células imaturas e restos celulares.

O espermatozoide também pode ser obtido em um banco de sêmen, caso a doação seja necessária. Quanto à mulher, poderá tomar medicamentos para indução da ovulação, que podem ser via oral ou via subcutânea através de injeções. Durante a estimulação, são realizadas ultrassonografias seriadas para acompanhamento do crescimento dos folículos (local onde se encontram os óvulos).

Quando os folículos estão prontos, é administrado um medicamento que permite a liberação dos óvulos. No momento em que a mulher estiver ovulando, é marcada a colocação dos espermatozoides dentro do útero da mulher.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O procedimento médico é realizado em uma clínica de reprodução humana. E funciona de forma semelhante ao Papanicolau: é inserido um bico de pato na vagina da mulher e depois um cateter bem fino, por onde passam os espermatozoides.

Gravidez aos 45 anos

Ivete Sangalo não disfarçou a emoção ao anunciar sua gravidez no Instagram. Os fãs também fizeram questão de manifestar sua alegria diante da notícia. é um momento de festa.

No entanto, a gestação de Ivete merece alguns cuidados especiais. Um dos motivos tem a ver com a idade, pois estudos afirma que após os 35 anos o ciclo reprodutivo da mulher começa a decair. E Ivete está com 45 anos. O outro fator é o fato de ela estar grávida de gêmeos.

Além disso, de acordo com a ginecologista e obstetra e professora da pós-graduação da Unifesp, Marisa Patriarca, com o passar do tempo, as alterações no metabolismo podem aparecer, com isso, aumentam os riscos de manifestar doenças crônicas, como pressão alta e diabetes. Esse fatores podem causar complicações na gravidez, como parto prematuro, aborto espontâneo, descolamento de placenta.

A gravidez de gêmeos também ocasiona um aumento na carga hormonal, no peso, distribuição de nutrientes e fluxo de sangue.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Doutora Marisa explica que diante desses fatores é necessário um acompanhamento nutricional intenso, realização de atividades físicas adequadas, vigilância pré-natal e, em alguns casos, repouso.

Calma, gravidez não é doença

Situações como a de Ivete Sangalo são cada vez mais comuns. "Atualmente as mulheres estão tão inseridas quanto os homens no mercado de trabalho e buscam uma estabilidade financeira antes de engravidar. Isso faz com que adiem a data para engravidar. E os médicos precisam estar preparados para lidar com essa realidade", ressalta a especialista.

Além disso, como o ditado diz, gravidez não é doença e muitas mulheres trabalham e realizam suas atividades até o fim do terceiro trimestre de gestação. O que é necessário nesse momento é o caminho do meio e a consciência de que cada caso é um caso.

"Ivete Sangalo é uma mulher extremamente saudável e ativa. Acredito que com acompanhamento médico adequado ela consiga ter uma gravidez saudável", diz Marisa.

Ela ressalta, no entanto, que talvez ela precise diminuir o ritmo de apresentações com decorrer da gravidez.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)