PUBLICIDADE

Período fértil irregular: saiba como calcular

Mulheres que menstruam em períodos variados do mês podem saber o dia em que o corpo está ovulando. Confira

Saber calcular o período fértil é importante tanto para mulheres que desejam engravidar quanto para quem quer evitar uma gravidez indesejada. Para quem tem o ciclo menstrual regular fazer esse cálculo é mais fácil. No entanto, para quem tem o ciclo menstrual desregulado saber o dia exato pode ser um pouco mais difícil, mas não é impossível.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O período fértil é o espaço de tempo dentro do ciclo menstrual em que a mulher pode engravidar. Esse período dura de dois a três dias, e compreende um dia antes e um dia depois da ovulação. O período fértil normalmente ocorre no meio do ciclo menstrual, numa média de 14 dias antes da próxima menstruação.

Mulheres com período fértil irregular

O cérebro é responsável por controlar ciclicamente os ovários, cuja função é produzir os hormônios que irão possibilitar que a mulher libere o óvulo mensalmente em seu período fértil. Pode-se dizer, então, que existe um eixo: cérebro, ovários e útero, que de uma forma harmônica coordenam os ciclos menstruais e, consequentemente, o período fértil.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

No entanto, o organismo humano é um sistema complexo, e fatores como mudanças hormonais, uso de medicamentos, perda ou ganho de peso excessivo, estresse emocional, distúrbios da tireoide, hipertireoidismo ou hipotireoidismo e síndrome do ovário policístico podem fazer com que o ciclo menstrual da mulher seja irregular.

Existem mulheres que podem ter o ciclo menstrual irregular desde a primeira menstruação, explica a ginecologista Erica Mantelli. De acordo com ela, essa irregularidade no ciclo pode durar cerca de dois ou três anos após a primeira menstruação, depois tende a normalizar. Da mesma forma, quando está próximo do período da menopausa, pode acontecer de o ciclo menstrual ficar irregular.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Como calcular o período fértil irregular

O ciclo menstrual é dividido em duas fases. A primeira é a fase folicular, momento em que os folículos ovarianos se desenvolvem. A próxima fase é a fase lútea, quando o corpo se prepara para uma possível gravidez. Esses dois períodos são divididos justamente pela ovulação. A fase lútea sempre dura 14 dias, enquanto a fase folicular pode variar de mulher para mulher. Por isso que é possível contar o período fértil como sendo 14 dias antes da menstruação.

Para fazer o cálculo do período fértil irregular é necessário saber o tempo de duração dos últimos três ciclos menstruais. De acordo com a ginecologista e obstetra Juliana Amato, você conta um ciclo a partir do 1º dia da sua menstruação até o 1º dia da menstruação seguinte. Um ciclo irregular é justamente a variação de dias em cada ciclo. Suponhamos que seus últimos três ciclos tenham durado 26, 28 e 29 dias. Nesse caso, a média são 27 dias de duração. Para chegar a essa média basta somar os dias e dividir por três. Ex: 26+28+29= 83/3=27 dias.

Após obter essa média, subtraia 14 do valor total. Lembra que falamos sobre a fase lútea, que dura sempre 14 dias? Pois então, os dias antes da fase lútea correspondem a ovulação. Nesse caso a conta deve ser: 27-14=13. Sendo assim, o seu período fértil aconteceria por volta do 13º dia do ciclo.

Mulheres com ciclos muito longos ou muito curtos devem ser avaliadas com critério, pois muitas vezes elas podem não estar ovulando, ovular muito cedo ou muito tarde, quando o corpo não está preparado para isso. Nesses casos é importante buscar um ginecologista.

Teste de ovulação

A ginecologista e obstetra Juliana Amato explica que existem testes de ovulação que ajudam a descobrir se a mulher está no seu período fértil. Esse teste pode ser adquirido facilmente na farmácia. Alguns modelos vêm com um bastão que identifica se a mulher está no período fértil pela saliva. Para utilizá-lo, basta encostar o dispositivo na bochecha e visualizar o resultado na sequência.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Existem opções que podem checar se a mulher está no período fértil pela urina. Sendo assim, basta mergulhar o dispositivo em um pote com um pouco de urina e observar o resultado.

Todos os testes citados tem como objetivo identificar a presença do hormônio luteinizante (LH), que é o principal indicador de que a mulher está no período fértil.

Sintomas do período fértil

A ginecologista Juliana afirma que mulheres que têm período fértil irregular também podem prestar atenção aos sinais que o corpo dá. Veja a seguir os sintomas de período fértil:

Por que é importante saber seu período fértil?

Saber quando acontece o período fértil é importante tanto para facilitar ou evitar uma gravidez. Afinal, ele possibilita saber quando o corpo está pronto para engravidar.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Além disso, ter a informação sobre a data de ovulação ajuda a saber, por exemplo, se tem algo de errado com o seu corpo. Isso porque algumas condições de saúde como a Síndrome do Ovário Policístico, distúrbios da tireóide ou dietas restritivas podem influenciar no ciclo menstrual e consequentemente no período fértil.

Por último, saber sua data de período fértil é importante para conhecer o seu corpo e saber lidar com as modificações que se manifestam nele mensalmente.