publicidade

Secura bucal significa que a sua saúde está em risco

Esse simples detalhe pode representar um grande perigo

Por Especialista - publicado em 18/09/2008


Atualmente, vez ou outra, com o esgotamento diário causado por momentos de ansiedade e estresse, as pessoas ficam suscetíveis à secura bucal (xerostomia). Entretanto, se o sintoma não for esporádico, a ausência da saliva, que auxilia na imunidade do organismo, poderá causar problemas bucais preocupantes, como a deteriorização do esmalte dental pelos ácidos bacterianos, cáries, doenças gengivais, candidíase (doença provoca por fungos) e infecções nas glândulas salivares.

A saliva, composta por 98% de água e 2% de enzimas, carbonatos e proteínas, neutraliza, através do carbonato, a ação dos ácidos bucais que danificam o esmalte do dente. Além disso, protege removendo os resíduos alimentares da boca e facilita a mastigação e deglutição do bolo alimentar. É uma defesa bucal contra o desenvolvimento de placa bacteriana. A falta dela irá baixar a imunidade.

A boca seca (xerostomia) pode ser ocasionada por diversos fatores. Alguns medicamentos como descongestionantes, analgésicos, diuréticos, remédios para pressão alta e depressão podem alterar a produção de saliva. A menopausa também pode afetar as glândulas salivares devido as mudanças nos níveis de hormônio. Outras possibilidades são os tratamentos de radioterapia e quimioterapia e doenças como diabetes, mal de Parkinson, AIDS e doença de Hodgkins.

A pessoa irá identificar a xerostomia quando tiver a sensação de secura e pegajosidade na boca, mau hálito freqüente, gosto metálico no paladar e dificuldade para mastigar. Os lábios rachados e a sensação de secura na garganta também são sinais para se perceber o problema.

A maneira ideal de se tratar boca seca é buscar a causa que está inibindo a produção de saliva e buscar alternativas. Por exemplo, se o problema é resultado da medicação, a solução é pedir ao médico uma nova prescrição. Entretanto, se a causa da xerostomia não puder ser substituída o correto é buscar métodos especiais de umedecer a boca, hidratantes bucais, enxágües especiais, salivas artificiais e outros procedimentos indicados pelo dentista que está acompanhando o caso.

Confira algumas dicas para se evitar secura bucal: - Procure beber água com freqüência;
- Evite bebidas alcoólicas, café, chá e refrigerantes.
- Não fume.
- Procure não consumir alimentos condimentados.

Dr. Sidnei Goldmann  é dentista especialista em implantes dentários e clareamento

Para saber mais, acesse: www.goldmannodontologia.com.br  



Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.
Este conteúdo ajudou você? Já ajudou você e + 1254 pessoa(s) Já avaliou

Imprima

Erro

erro

Comente

Compartilhe

Mais sobre:

 Sidnei  Goldmann

Escrito por:

Sidnei Goldmann

Odontologia

Ajudou 1093 pessoas


Shopping Vida Saudável

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

siga o minha vida e melhore sua qualidade de vida

Saiba mais

Copyright 2006/2014 Minha Vida - Todos os direitos reservados

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."


Você está usando uma versão antiga do seu navegador :( Para obter uma melhor experiência, atualize agora!
X