publicidade

Tratamento acaba com as dores da tendinite

Gelo é bom, mas a bolinha de borracha pode agravar ainda mais a lesão

Por Minha Vida - publicado em 17/04/2009


Dores constantes que aparecem em simples movimentos. Digitar, praticar exercícios físicos, escrever e até mesmo realizar atividades do dia-a-dia, como pentear os cabelos, amarrar o cadarço dos sapatos ou dar a seta no carro, tornam-se tarefas dolorosas e complicadas. Os sinais indicam tendinite, principalmente pessoas que desempenham funções que dependem de movimentos repetitivos, como a digitação.

A lesão é conhecida pelo constante incômodo gerado pela inflamação dos tendões. Mas esta mesma inflamação, como explica Ricardo Cury, ortopedista e Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho, pode ser causada por outros fatores. "O nome tendinite ficou muito popular, por isso, é o termo mais usado para o problema. Mas na verdade, a doença também chamada de tendinopatia e não acontece só pela inflamação dos tendões, mas por diversos problemas, como compressão e contusão dos tendões".

Também, diferente do que muita gente acredita, a tendinite ou tendinopatia pode ser diagnosticada facilmente e, se tratada corretamente, deixa de perturbar. "A tendinopatia é diagnosticada com exames como o ultrassom ou, mais raramente, por ressonância magnética. Normalmente é caracterizada por inflamações ou pelo processo de degeneração dos tendões. O primeiro passo do tratamento é diminuir a carga depositada no tendão afetado pelo problema, só assim conseguimos atingir resultados positivos", explica o ortopedista Ricardo Cury.

Mas, em casos mais graves ou crônicos, a única saída para problema é acabar de vez com os movimentos que aceleram a tendinite e proporcionam fortes dores. "A situação obriga diversas pessoas, a mudarem de emprego ou abandonarem as atividades físicas, por exemplo.", explica o ortopedista.

Além de um tratamento correto, a tendinopatia, conta com alguns aliados para os momentos de fortes dores, são pequenas atitudes que ajudam a amenizar o incômodo. "Existem maneiras de aliviar as dores da tendinopatia, mas é importante lembrar o papel do especialista para eliminar o problema", explica o especialista.

Gelo
 O gelo é analgésico e antiinflamatório, uma ótima opção para o momento crises de dores. "Quando as dores acontecem, o gelo é um grande aliado. Ele deve ser colocado no local da dor por 20 minutos e com intervalos de 2 horas, pelo menos três vezes ao dia. Vale lembrar que apenas uma aplicação durante o dia não garante resultados positivos", alerta o ortopedista.

Munhequeira
A munhequeira ou a faixa ajudam a manter o tendão afetado em repouso, amenizando as dores causadas pela tendinopatia. "Quando repousamos o tendão afetado pela inflamação ou pela degeneração livre de movimentos fortes e repetitivos colaboramos com a melhora da dor. Mas é importante lembrar que o abuso desse artifício, pode deixar os músculos mais frágeis, por isso, é importante a opinião de um especialista", explica Ricardo Cury.

Atenção
As bolinhas ortopédicas podem piorar os casos de tendinopatia, aumentando as crises de dores. "A maioria dos casos de tendinopatia é causada pelo excesso de carga depositada em determinado tendão, por isso que o uso das bolinhas pode agravar o quadro. Elas servem na verdade para potencializar os músculos, mas o movimento repetitivo é de risco para pessoas que sofrem com o problema", alerta o especialista.



Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.
Este conteúdo ajudou você? Já ajudou você e + 1254 pessoa(s) Já avaliou

Imprima

Erro

erro

Comente

Compartilhe

Mais sobre:

Shopping Vida Saudável

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

siga o minha vida e melhore sua qualidade de vida

Saiba mais

Copyright 2006/2014 Minha Vida - Todos os direitos reservados

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."


Você está usando uma versão antiga do seu navegador :( Para obter uma melhor experiência, atualize agora!
X