PUBLICIDADE

18 de junho é o "Dia D" de vacinação contra paralisia infantil

Oito estados também disponibilizam vacina contra sarampo

Neste sábado, 18 de junho, o Sistema Único de Saúde (SUS) realiza a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil), para crianças menores de cinco anos. O objetivo da campanha é proteger a população infantil contra a doença antes do período de férias.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Ao todo, 115 mil postos de saúde em todo o país devem funcionar das 9h às 17h e mais de 350 mil profissionais de saúde estarão mobilizados. Além das unidades permanentes, rodoviárias, shopping centers e escolas também vão receber postos móveis.

A segunda dose das gotinhas será no dia 13 de agosto. O Ministério da Saúde lembra que a criança só fica completamente protegida contra a polio após receber as duas gotinhas. Apenas não é recomendado vacinar crianças com problemas de imunodepressão - câncer e AIDS, por exemplo - ou que já apresentaram reação alérgica severa a doses anteriores. Os pequenos que apresentarem febre acima de 38 graus, ou que tenham alguma infecção, também devem ser avaliados por um médico antes de receber a dose.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Segundo o Ministério da Saúde, a poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente, nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a infecção se dá principalmente por via oral.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Vacinação contra sarampo

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

A campanha deste ano também conta com a vacina tríplice viral, que imuniza contra sarampo, rubéola e caxumba. Durante o sábado, oito estados já disponibilizam a vacina: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Bahia, Ceará e Alagoas. Os demais estados e o Distrito Federal farão essa mesma vacinação no dia 13 de agosto. Todas as crianças de um a sete anos devem ser vacinadas, mesmo que já tenham recebido a dose antes.

O sarampo é uma doença aguda, altamente contagiosa, transmitida por vírus. Os principais são febre e exantema (manchas avermelhadas no corpo). A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. A vacina é o meio mais eficaz de prevenção, segundo o Ministério da Saúde.