PUBLICIDADE

Campanha de vacinação contra o sarampo acaba nesta sexta-feira

Crianças de um a sete anos devem ser levadas aos postos de saúde

A campanha nacional de vacinação contra o sarampo termina na próxima sexta-feira, dia 30. Crianças de um a sete anos devem ser levadas aos postos de saúde mais próximos para fazer a imunização contra a doença. Quem já foi vacinado, pode receber a dose novamente.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Inicialmente, a campanha estava prevista para terminar no último dia 16, mas foi prorrogada pelo Ministério da Saúde por duas semanas. Segundo a instituição, o objetivo é identificar os municípios com menos cobertura de vacinas e intensificar a mobilização nessas localidades, já que é nesses pontos que a doença é mais frequente. A vacina é a forma mais eficaz de prevenção e está disponível durante todo o ano nos postos de saúde.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmissível e extremamente contagiosa, muito comum na infância. A viremia, causada pela infecção, provoca uma vasculite generalizada, responsável pelo aparecimento das diversas manifestações clínicas, inclusive pelas perdas consideráveis de eletrólitos e proteínas, gerando o quadro espoliante característico da infecção. Além disso, as complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Desde 1999, os casos de sarampo em todo o Brasil estão cada vez mais raros, graças ao maior alcance das campanhas de vacinação. Como não existe tratamento específico para a infecção por sarampo e o uso dos antibióticos é contraindicado, a melhor maneira de não correr riscos com a doença é tomar a vacina.