Pessoas que não se sentem valorizadas pelo parceiro dormem mal

Relacionamentos interferem no sentimento de segurança, podendo evitar crises de ansiedade, diz estudo

Você está passando por algum tipo de estresse no seu relacionamento e, para piorar, está com dificuldades para dormir? Bom, saiba que essas duas questões estão relacionadas. Segundo um estudo recente, publicado no periódico "Social Personality and Psychological Science", o entendimento do casal e o quanto cada um se importa interfere em sua qualidade de sono.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

"Nossos resultados apontam que indivíduos com parceiros responsáveis têm menos crises de ansiedade e enfrentam menores estados de alerta, o que melhoraria a qualidade do sono", afirma o pesquisador condutor do estudo, Dr. Emre Selçuk.

Dormir possui função de proteção contra deteriorações psicológicas e a interrupção do sono restaurador, que é responsável pelas sensações de segurança e proteção, geraria problemas. "Ter um parceiro responsável, disposto a nos proteger e nos confortar quando as coisas parecem erradas é a maneira mais efetiva de reduzir ansiedade e tensões", explica Selçuk.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Foram também utilizados dados de estudos anteriores, feitos por um centro de pesquisas especializadas em pessoas de meia-idade (Midlife Development in the United States), que relacionam parceiros responsáveis a saúde física e mental ao longo dos anos.