PUBLICIDADE

Câncer de mama: estudo traz novo possível tratamento contra metástase

Alternativa seria opção para prevenir metástase do câncer de mama triplo-negativo, um dos mais difíceis de tratar

A metástase do câncer de mama, processo pelo qual o câncer se espalha pelo corpo, pode ser prevenida pelo uso de alguns medicamentos aprovados pela Food and Drug Administration, órgão regulador americano.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Pesquisadores da Mayo Clinic, organização sem fins lucrativos da área de serviços médicos e pesquisas médico-hospitalares, identificaram que um dos principais alvos dos medicamentos, a CDK4/6, é capaz de regular a proteína de metástase do câncer, chamada SNAIL, e drogas que inibem CDK4/6 poderiam prevenir a propagação do câncer de mama triplo-negativo.

O artigo publicado revista Nature Communications mostra que os inibidores da CDK4/6 são aprovados para o tratamento do cancro da mama com estrogênio positivo, mas não para o cancro da mama triplo-negativo. "A metástase é uma marca do câncer e uma das principais causas de morte por câncer", diz o autor do estudo, Zhenkun Lou, PhD, da Mayo Clinic. "Apesar de grande progresso na terapia de câncer, a prevenção de metástases ainda é um desafio não realizado", destaca ele.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Para este estudo, Dr. Lou e seus colegas focaram no câncer de mama triplo-negativo, que é muito difícil de tratar, já que não exibe receptores para estrogênio, progesterona ou gene HER-2/neu, que são alvos de muitos tratamentos de câncer de mama.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

"Os dados publicados anteriormente sugeriram que os inibidores de CDK 4/6 não eram eficazes na redução das taxas de crescimento de cancro da mama negativo para o receptor de estrogênio", diz Dr. Lou. "Nossos dados confirmaram que, enquanto a taxa de crescimento de câncer de mama triplo negativo não foi afetada por inibidores de CDK 4/6, esta classe de drogas foi capaz de inibir significativamente a propagação do cancro da mama triplo negativo para órgãos distantes quando testados em vários modelos de cancro da mama triplo-negativos diferentes, incluindo xenotransplantes derivados do paciente", afirma.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Os testes envolvem a implantação de tecido tumoral em um rato imunodeficiente, que se torna um modelo para ajudar a identificar quais fármacos ou combinações de fármacos são mais suscetíveis de serem eficazes para um paciente.

O pesquisador adverte que mais pesquisas são necessárias ainda. Se sua teoria for corroborada, seria uma descoberta importante que poderia expandir o uso de inibidores de CDK 4/6 para prevenir a metástase de muitos outros cânceres que possuem um alto nível da proteína SNAIL.

"Essas descobertas podem fornecer um novo tratamento para a prevenção da metástase do câncer", diz o co-autor do estudo Matthew Goetz, M.D., oncologista e co-líder do Programa de Câncer de Mulheres na Mayo Clinic. "A Mayo Clinic está agora desenvolvendo novos estudos que incidirão sobre o papel dos inibidores de CDK 4/6 e o seu potencial para inibir a metástase do cancro em mulheres com câncer da mama triplo negativo, que estão em maior risco de metástase".