PUBLICIDADE

Estudo aponta que doença da urina preta foi causada por ingestão de peixe

Pacientes que consumiram os peixes Olho de Boi e Badejo apresentaram os sintomas da Doença de Haff

Com mais de 50 casos registrados na Bahia entre os meses de dezembro e janeiro, uma doença misteriosa ficou conhecida como "doença da urina preta", por este ser um dos principais sintomas. Após muitos estudos, cientistas acreditam que o problema seria, na verdade, a Doença de Haff.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

A conclusão foi baseada na análise de amostras de fezes, urina e sangue de 15 pacientes, sendo que 14 deles ingeriram algum tipo de peixe, sendo que a maioria comeu a espécie Olho de Boi (Seriola spp) e Badejo (Mycteroperca spp). Apenas um deles não se lembra de ter consumido, mas afirma que comeu alguma comida típica baiana que poderia conter o alimento.

Porém, as amostras não conseguiram demonstrar exatamente qual substância causou a intoxicação. Os autores do trabalho afirmam que o Ministério da Saúde enviou para os Estados Unidos para análise um pedaço do mesmo peixe que foi ingerido por uma paciente, mas ainda não foi divulgado nenhum resultado.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Doença de Haff

Em menos de 24 horas já se manifestam os sintomas no paciente com a Doença de Haff: dor muscular intensa com início abrupto e altos níveis da enzima creatina fosfoquinase (CPK). Também é observada a coloração preta na urina e insuficiência renal.

Em 2008, foi observado um surto de 27 casos da doença no norte do Amazonas, causado pelos peixes de água doce "Pacu-manteiga" (Mylossoma duriventre), "Tambaqui" (Colossoma macropomum) e "Pirapitinga" (Piaractus brachypomus). Porém, os casos recentes na Bahia são causados por peixes de água salgada, ao contrário dos relatos já registrados anteriormente, como nos Estados Unidos, na Suécia, na Rússia e aqui no Brasil.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)