Cientistas testam vacina que reduz o colesterol

Antídoto possibilitou que ratos desenvolvessem anticorpos contra enzima que causa acúmulo de gordura no sangue

Um estudo publicado no periódico científico European Heart Journal mostra que nos próximos anos poderá haver uma vacina capaz de imunizar pessoas contra níveis elevados de colesterol e estreitamento de artérias.

Para a realização da pesquisa, um grupo de ratos de laboratórios recebeu uma dieta rica em alimentos gordurosos capazes de elevar o colesterol. Em seguida, os camundongos receberam a vacina. A pesquisa mostrou que o antídoto possibilitou que os camundongos criassem anticorpos contra uma enzima chamada PCSK9, uma enzima feita no fígado que reduz a capacidade de o organismo se livrar do colesterol ruim (LDL).

Em números, a pesquisa mostrou que houve uma redução de 53% dos danos ateroscleróticos aos vasos sanguíneos e 64% de redução dos marcadores biológicos da inflamação dos vasos sanguíneos em comparação com os ratos não vacinados.

De acordo com os pesquisadores, se houver resultados positivos e seres humanos será possível desenvolver uma terapia de longa duração e que seja melhor para o paciente.