PUBLICIDADE

Proteste encontra irregularidades seis marcas de água de coco

Presença de conservantes, falta de dados sobre conservação e data de fabricação foram apontados no teste

A Proteste, Associação de Consumidores, avaliou pela primeira vez, seis marcas de água de coco vendidas em território nacional, e identificou que, algumas afirmações presentes no rótulo, como "100% coco praiano", "sem conservadores" e "sem adição de açúcar?, podem induzir o consumidor a uma interpretação errada.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Foram avaliadas as marcas Do Bem, Kero Coco, Obrigado, Coco do Vale, Sococo e Ducoco em diversos quesitos, como rotulagem, acidez, presença de açúcar e micro-organismos e análise sensorial.

Adição de açúcares

Ao analisar a bebida da Ducoco, a Proteste identificou a presença de sacarose, substância extraída da cana-de-açúcar e de algumas frutas, e metabissulfito de sódio, um tipo de conservante que pode desencadear crises de asma em pessoas que sofrem da doença. De acordo com a instituição, a água da marca é vendida como um produto natural.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Informação sobre modo de conservação

Em relação ao modo de conservação, as marcas Obrigado e Do Bem deixaram a desejar, já que não só omitem orientações sobre o armazenamento do produto como também não alertam sobre o perigo à saúde quando essas indicações não são seguidas, como prevê a lei.

Data de fabricação

O teste constatou, ainda, que das seis marcas testadas, quatro (Coco do Vale, DuCoco, Kero Coco e Obrigado) não apresentam a data de fabricação na embalagem. Por lei a informação não é obrigatória, mas permite que o consumidor opte por bebidas que tenham sido produzidas a menos tempo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Informações nutricionais

Na análise da veracidade das informações, algumas marcas apresentaram uma variação na rotulagem superior aos 20% permitidos. A Coco do Valle e DuCoco mostraram diferenças de mais de 30% para sódio e potássio. E a Sococo chega a ter 64% a menos de sódio do que o informado na rotulagem.

Por meio de nota, a Proteste enviou os resultados do teste a Anvisa, pedindo fiscalização e ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, pedindo que sejam determinadas as adequações das embalagens.

Resposta das marcas

Do Bem

Por meio de sua assessoria de imprensa, a empresa Do Bem disse que : as caixinhas da água de coco da do bem? já trazem informações sobre como armazenar o produto: basta proteger a bebida do sol e do calor, em local seco e arejado, além de consumir a água em até três dias após sua abertura. A do bem esclarece que o único quesito apontado pela Proteste - sobre a informação no rótulo sobre possíveis riscos do armazenamento inadequado - já está em processo de ajuste. A mensagem será complementada nos próximos lotes da água de coco.

Kero Coco

Em nota enviada ao portal Minha Vida a Kero Coco disse que segue todas as diretrizes e regulamentações exigidas pelos órgãos de fiscalização no Brasil, bem como assegura a qualidade dos processos adotados na produção de Kero Coco.

Obrigado

A marca Obrigado disse que segue a legislação e todas as regras de segurança na fabricação de seus produtos. Quanto aos dados apontados pela Proteste, a marca afirma que a informação sobre a data de fabricação, apesar de não ser legalmente necessária, já está em análise para que seja implementada em seus produtos. Sobre as instruções do modo de conservação, a marca deixa claro no rótulo que após aberto, o produto deve ser consumido em até três dias, e deve ser conservado na temperatura de 1°C a 8°C, observando o prazo de validade impresso na embalagem. A informação será complementada com os possíveis riscos à saúde nos próximos lotes da água de coco.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Ducoco

Em nota enviada por sua assessoria de imprensa, a Ducoco informou que ao declarar que a água de coco é um produto 0% gordura e colesterol temos a intenção de informar ao consumidor os benefícios desta bebida. Como manda a legislação, inclusive com o tamanho de fonte recomendado, afirmamos na embalagem que esta é uma característica inerente ao produto.A água de coco Ducoco é um produto natural, não existe manipulação, ou seja: não adicionamos e nem retiramos sódio ou potássio. Apesar das variações do fruto, trabalhamos sempre de acordo com a legislação.

O Minha Vida tentou contato com as marcas Sococo e Coco do Vale, mas até o fechamento desta matéria as marcas não haviam se pronunciado sobre o ocorrido.