PUBLICIDADE

Pesquisadores encontram microplásticos em água

Estudo analisou 159 amostras de água e encontrou a substância em 83% do material analisado

Cientistas encontraram fragmentos de plástico na água da torneira de diferentes países em um estudo realizado sobre a contaminação de plásticos no ambiente. O fato deixou pesquisadores de várias localidades preocupados, devido aos possíveis problemas de saúde que o plástico pode gerar.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O estudo foi realizado pela Orb Média, uma organização jornalística sem fins lucrativos e analisou 159 amostras de águas potável coletadas pelos cincos continentes. De acordo com o estudo, 83% das amostras continham plástico.

Os microplásticos são materiais conhecidos por conter e absorver produtos químicos tóxicos ao ser humano e pesquisas feitas com animais mostram que eles são liberados no organismo. De acordo com o professor Richard Thompson, ficou claro que o plástico liberaria esses produtos químicos, e na verdade, as condições no intestino facilitariam uma liberação bastante rápida. Sua pesquisa mostrou que os microplásticos são encontrados em um terço dos peixes capturados no Reino Unido.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

De acordo com o estudo os Estados Unidos apresentaram a maior taxa de contaminação com 94%, com fibras plásticas encontradas na água da torneira em locais como Congresso, Sede da Agência de Proteção Ambiental e Trump Tower, em Nova York.

Na Europa, Alemanha e França tiveram a menor taxa de contaminação, com 72%. O número médio de fibras encontradas em cada amostra de 500 ml variou de 4,8 nos EUA e 1,9 na Europa.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Diante do cenário, a água engarrafada poderia ser uma solução? Infelizmente não. Isso porque os mesmos microplásticos foram encontrados em garrafas de água vendidas nos Estados Unidos.

O especialista em microplásticos, da Universidade Estadual de Nova York, Sherri Mason, explica que os cientistas possuem dados suficientes para analisar o impacto do microplástico na vida selvagem. "Se isso está impactando a vida selvagem, então, pode vir a impactar a vida humana de alguma forma", analisa.

Um outro estudo realizado na República da Irlanda também encontrou contaminação micro plástica na água da torneira e em poços. A pesquisadora Anne Marie Mahon do Instituto de Tecnologia Galway-Mayo explica que por enquanto ainda não se sabe o impacto do microplástico para a saúde, mas que o cenário atual levanta um alerta para que se pesquisa mais sobre o assunto.

A escala de contaminação pelo microplásticos está apenas começando a ficar clara. Na alemanha já foram realizados outros estudos que identificaram o material em todas as 24 marcas de cerveja, bem como em amostras de mel e açúcar. Em 2015, pesquisadores descobriram que os microplásticos estavam presentes no ar e nas casas das pessoas.