PUBLICIDADE

Novo tipo de diabetes vem sendo diagnosticado errado, aponta estudo

Cientistas explicam que diabetes tipo 3c vem sendo confundida com diabetes tipo 2. Entenda

Quando o assunto é diabetes é comum a gente pensar que só existe o tipo 1 e tipo 2. No entanto, de um tempo para cá, a ciência detectou um outro tipo de diabetes chamada de 3C. Esse tipo de diabetes é causado por danos no pâncreas.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Mas não é só isso, segundo os pesquisadores do Royal College of General Practitioners, esse tipo de diabetes vem sendo diagnosticado de forma errada, como se fosse o diabetes tipo 2. De acordo com a pesquisa, em uma amostra de mais de 2 milhões de pessoas, apenas 3% foram foi identificada corretamente como tendo diabetes tipo 3c.

Estudos descobriram que pessoas com diabetes tipo 3c precisam de insulina e, ao contrário dos outros tipos de diabetes, a 3c também pode se beneficiar com a ingestão de enzimas digestivas de alimentos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Atualmente médicos e pesquisadores estão preocupados com o fato de que o diabetes tipo 3c poderia ser muito mais comum do que o se pensava. Além disso, várias drogas usadas para o diabetes tipo 2 podem não ser tão eficazes para o tipo 3c. Sendo assim o diagnóstico incorreto pode ser prejudicial para o paciente.

Tipos de diabetes

Diabetes tipo 1:

O diabetes tipo 1 acontece quando a produção de insulina do pâncreas é insuficiente, pois suas células sofrem de destruição autoimune. O pâncreas perde a capacidade de produzir insulina em decorrência de um defeito do sistema imunológico, fazendo com que nossos anticorpos ataquem as células que produzem a esse hormônio. Nesse cenário, o corpo acaba atacando as células que produzem insulina por não reconhecerem mais elas como sendo da pessoa. O diabetes tipo 1 ocorre em cerca de 5 a 10% dos pacientes com diabetes. Os portadores de diabetes tipo 1 necessitam injeções diárias de insulina para manterem a glicose no sangue em valores normais e há risco de vida se as doses de insulina não são dadas diariamente. O diabetes tipo 1, embora ocorra em qualquer idade, é mais comum ser diagnosticado em crianças, adolescentes ou adultos jovens.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Diabetes tipo 2:

O diabetes tipo 2 é uma doença crônica que afeta a forma como o corpo metaboliza a glicose, principal fonte de energia do corpo. A pessoa com diabetes tipo 2 pode ter uma resistência aos efeitos da insulina - hormônio que regula a entrada de açúcar nas células - ou não produz insulina suficiente para manter um nível de glicose normal. Quando não tratado, o diabetes pode ser fatal.

Diabetes tipo 3c

É um tipo de causado por danos no pâncreas, como inflamação no pâncreas, tumores ou cirurgia pancreática. Esse tipo de dano no pâncreas não só prejudica a capacidade do órtão de produzir insulina, como também de produzir as proteínas necessárias para digerir alimentos (enzimas digestivas) e outros hormônios.