PUBLICIDADE

Anvisa autoriza testes que detectam HIV pela saliva

Análises possibilitam diagnosticar a presença do vírus em até 20 minutos

Como forma de facilitar o diagnóstico do vírus HIV, a Anvisa registrou os dois primeiros autotestes para HIV capazes de utilizar somentes fluído oral para detectar o vírus.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Os testes aprovados são capazes de detectar o HIV depois de um certo tempo após a pessoas ter tido contato com o vírus HIV. Isso acontece, de acordo com a Anvisa, devido à janela imunológica, o tempo entre a infecção e a produção dos anticorpos que são detectados pelo teste. Esse tempo varia de pessoa para pessoa e pode variar de 30 dias a 3 meses.

Os produtos aprovados pela Anvisa são o HIV Detect Oral, da empresa Eco Diagnóstica Ltda e o Saliteste da empresa Ebram Produtos Laboratoriais Ltda. Nos dois testes, a análise é feita a partir da coleta de fluído oral em uma tira de teste e o uso do diluente que vem com o produto. O resultado poderá ser visto em cerca de 20 minutos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

No primeiro semestre deste ano, a Anvisa já havia aprovado o primeiro teste de farmácia para HIV, que utiliza uma gota de sangue e tem a janela imunológica menor.