Marco perguntou:

O que é preciso pra se ter mais disciplina, auto controle e motivação para acabar com o sedentarismo?

  • Respondido em 29/05/2015
    Luciana Kotaka Psicologia - CRP 6502-1/PR
    Olá,

    A motivação vem de dentro de cada pessoa, o importante é avaliar o real desejo de mudar. Caso não esteja conseguindo sozinha, vale a pena tentar traçar metas a médio prazo e possíveis de se realizar, se comprometer com você mesma.
    É difícil para algumas pessoas mudarem comportamentos sozinhas, nesse caso se não conseguir é importante ir a um psicólogo para aprender a entender o que está te impedindo de alcançar as mudanças, desta forma identificando o que vem travando seu progresso, e saindo da zona de conforto.
    A hipnose clínica também pode te auxiliar, ou mesmo um processo de Coaching.

    Um abraço
    Luciana Kotaka

  • Respondido em 29/05/2015
    Camilla Monti Oliveira Psicologia - CRP 06/98067/SP
    Olá,

    a palavra chave seria motivação. E criar hábitos! O mais difícil é a gente conseguir se motivar e criar um hábito. Seja ele de estudar, de se controlar, de iniciar uma atividade física: você precisa começar e então continuar. Caso você esteja com muitas dificuldades, pode procurar um psicólogo que lhe ajude a compreender melhor tal dificuldade. Você também pode procurar um terapeuta ocupacional para lhe ajudar a organizar atividades de rotina e de estimulação de funções que você esteja percebendo mais falhas. O ideal é que você comece com metas realistas, pequenas e mais fáceis de serem alcançadas, para então ir complicando e aumentando o nível de dificuldade. Por exemplo: se você decidiu que vai fazer corrida, não adianta começar hoje a correr achando que correrá uma São Silvestre. Primeiro você precisa começar uma caminhada para seu corpo se adequar à rotina da atividade física, então vai alternando entre corrida e caminhada, até chegar no momento de conseguir correr o que deseja. Isso serve para todas as áreas, como estudos, organização da casa, trabalho, etc.
    Espero ter ajudado!