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O que é Dor no tornozelo?

Sinônimos: Dor - tornozelo; Torção - tornozelo; Torção do tornozelo

Dor no tornozelo diz respeito a qualquer desconforto em um ou ambos os tornozelos.

Causas

A dor do tornozelo normalmente se dá por uma torção.

  • A torção do tornozelo é uma lesão nos ligamentos, que conectam os ossos entre si.
  • Na maioria dos casos, a torção do tornozelo é para dentro, causando pequenas lacerações nos ligamentos. A laceração provoca inchaço e hematomas, tornando difícil aguentar o peso sobre a articulação.

Além das torções dos tornozelos, a dor também pode ser causada por:

  • Lesão ou inchaço dos tendões (que ligam os músculos ao osso) ou da cartilagem (que amortece as articulações)
  • Infecção nas articulações do tornozelo
  • Osteoartritegotaartrite reumatoide, Síndrome de Reiter e outros tipos de artrite

Entre os problemas em áreas próximas ao tornozelo que podem causar dor estão:

  • Bloqueio de vasos sanguíneos na perna
  • Dor ou lesões no calcanhar
  • Lesões nos nervos (como a síndrome do túnel do tarso ou ciática)

Mais sobre Dor no tornozelo

Procure um hospital se:

  • Sentir dor forte mesmo quando NÃO estiver suportando peso.
  • Suspeitar de algum osso quebrado (a articulação aparenta estar deformada e a perna não consegue suportar peso).
  • Ouvir um estalo e em seguida não conseguir mover a articulação.

Ligue para o médico se:

  • O inchaço não diminuir em 2 3 dias
  • Tiver sintomas de infecção - a área fica vermelha, mais dolorida ou quente, ou febre acima de 38 °C
  • A dor não desaparecer após várias semanas
  • Outras articulações também estiverem comprometidas
  • Apresentar um histórico de artrite e aparecerem novos sintomas

Cuidados

Para tratar uma torção do tornozelo:

  • Descanse o tornozelo por vários dias. NÃO ponha muito peso no tornozelo.
  • Coloque uma atadura elástica. Pode-se também comprar uma tornozeleira que dê suporte ao tornozelo.
  • A utilização de muletas ou de bengala ajuda a aliviar o peso sobre o tornozelo dolorido ou instável.
  • Mantenha o pé elevado de forma que fique acima do nível do coração. Quando estiver sentado ou dormindo, mantenha dois travesseiros sob o tornozelo.
  • Ponha gelo no local imediatamente. Aplique gelo por 10-15 minutos a cada hora no primeiro dia. Nos dois dias seguintes, aplique gelo a cada 3-4 horas.
  • Procure tomar paracetamol e ibuprofeno para dor e inchaço.

Enquanto o inchaço e a dor melhoram, é preciso evitar esforços no tornozelo por até 10 dias, em casos de lesões mais leves, e de 2 a 5 semanas em lesões mais graves.

A lesão pode levar de algumas semanas a muitos meses para sarar por completo. Quando a dor e o inchaço tiverem praticamente desaparecido, o tornozelo lesionado ainda estará mais fraco e menos estável que o não lesionado.

É preciso iniciar uma atividade física para fortalecer o tornozelo e evitar futuras lesões. Os exercícios físicos não devem ser iniciados até que um profissional da saúde lhe diga que é seguro iniciar.

No caso de artrite e de outros problemas no tornozelo, siga o tratamento recomendado pelo médico.

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Na consulta médica

O médico realizará um exame físico, com atenção especial aos tornozelos, e fará perguntas como:

  • A dor alterna entre as articulações?
  • A dor é a mesma nos dois tornozelos?
  • A dor iniciou-se de forma repentina e forte?
  • A dor começou lenta e suavemente e depois piorou?
  • A dor melhorou espontaneamente em menos de 6 semanas?
  • Quando toca o tornozelo sente que ele está quente?
  • Seu tornozelo dói mesmo quando não exerce força sobre ele?
  • Tem alguma sensação estranha nos pés?

Entre os exames de diagnóstico que podem ser realizados estão:

  • Aspiração e análise do líquido sinovial (fluido contido nas articulações)
  • Raio X do tornozelo e possivelmente do pé

Antiinflamatórios não-esteroides (AINEs), calçados especiais ou tornozeleiras podem ser prescritos. Às vezes, é necessário fazer cirurgia.

Prevenção

  • Se você estiver acima do peso, procure emagrecer. O excesso de peso força os tornozelos.
  • Faça um aquecimento antes de se exercitar. Alongue os músculos e os tendões que dão suporte ao tornozelo.
  • Evite esportes e atividades para os quais não está adequadamente preparado.
  • Certifique-se de que seus sapatos calcem bem em você. Evite sapatos de salto alto.
  • Se apresentar tendência a sentir dor ou torcer o tornozelo durante certas atividades, utilize proteção para tornozelos. Essa proteção pode ser feita com tornozeleiras tipo air cast, ataduras elásticas ou tornozeleiras de cadarço.
  • Procure melhorar o equilíbrio do seu corpo e faça exercícios de agilidade.

Fontes e referências:

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  • Abu-Laban RV, Ho K. Ankle and foot. In: Marx JA, Hockberger Rs, Walls RM, et al, eds. Rosen's Emergency Medicine: Concepts and Clinical Practice. 7th ed. Philadelphia, Pa: Mosby Elsevier;2009:chap 55.

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  • Price Md, Chiodo CP. Foot and ankle pain. In: Firestein GS, Budd RC, Harris ED Jr, et al, eds. Kelley's Textbook of Rheumatology. 8th ed. Philadelphia, Pa: Saunders Elsevier;2008:chap 43.

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