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O que é Dor nos pés?

Sinônimos: Dor - pé

Dor ou desconforto podem ser sentidos em qualquer parte do pé, inclusive no calcanhar, nos dedos, no arco, no peito do pé, na sola ou nos tornozelos.

Consulte também:

Causas

Sapatos desconfortáveis podem causar dor nos pés. Os problemas podem incluir:

  • Joanetes: um calo, localizado na base no dedão do pé, que pode inflamar. Os joanetes geralmente se desenvolvem com o tempo, devido ao uso de sapatos apertados.
  • Calos e calosidades: pele espessa devido à fricção ou à pressão. Os calos se formam na planta do pé ou nos calcanhares. As calosidades aparecem na parte superior dos dedos do pé.
  • Dedos em martelo: dedos que se curvam para baixo como garras.
  • Pé plano: também chamado de pé chato.
  • Verrugas plantares: protuberâncias na sola dos pés devido à pressão.

Outras causas comuns de dor nos pés incluem:

  • Artrite
  • Osteófitos
  • Ossos quebrados
  • Bursite no calcanhar
  • Gota - comum no dedão do pé, que fica vermelho, inchado e muito sensível
  • Neuroma de Morton, um espessamento do tecido nervoso entre os dedos
  • Fascite plantar
  • Torções
  • Fratura por estresse
  • Tendinite

O envelhecimento e o sobrepeso também aumentam as chances de problemas no pé.

Consulte também: Dor no calcanhar

Mais sobre Dor nos pés

Ligue para o médico se:

  • Tiver dor no pé forte e repentina
  • A dor no pé começar após uma lesão, principalmente se o pé estiver sangrando ou apresentar hematomas, ou se você não conseguir apoiar-se sobre ele
  • Apresentar vermelhidão ou inchaço nas juntas, uma ferida aberta ou úlcera no pé, ou febre
  • Apresentar dor no pé e tiver diabetes ou outra doença que afete o fluxo sanguíneo
  • Seu pé não melhorar após o uso de tratamentos caseiros por uma ou duas semanas

Cuidados

Os seguintes passos podem ajudar a aliviar a dor nos pés:

  • Aplique gelo para reduzir a dor e o inchaço.
  • Eleve o pé dolorido o máximo de tempo possível.
  • Reduza as atividades até se sentir melhor.
  • Use palmilhas para evitar fricção e irritação.
  • Use um analgésico de venda livre, como ibuprofeno ou paracetamol. (Converse com seu médico primeiro se tiver um histórico de úlcera ou problemas no fígado.)

Outros passos de cuidados em casa dependem do que está causando a dor no pé.

  • No caso de verrugas plantares, experimente usar uma preparação de remoção de verrugas de venda livre.
  • No caso de calos, coloque o pé de molho em água morna e lixe o calo com uma pedra-pomes. NÃO corte nem queime calos ou calosidades.
  • No caso de dor no pé causada por fratura por estresse, muitas vezes é necessário um período de repouso prolongado. Muletas podem ser usadas por cerca de uma semana para aliviar a pressão se o pé estiver particularmente dolorido.
  • No caso de dor no pé causada por fascite plantar, palmilhas e alargadores podem ser úteis.

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Na consulta médica

Seu médico realizará um exame físico, prestando especial atenção a pés, pernas, costas, postura e à forma como você anda.

O médico fará perguntas sobre os sintomas e sobre seu histórico médico, como:

  • Você sente dor em um ou ambos os pés?
  • Que parte de seu pé dói?
  • A dor se desloca de junta para junta ou sempre aparece no mesmo local?
  • A dor começa de forma repentina ou lentamente?
  • Há quanto tempo você sente essa dor?
  • Ela fica pior à noite ou quando você acorda de manhã?
  • Ela está melhorando?
  • Algo melhora ou agrava sua dor?
  • Você tem outros sintomas?
  • Você sente dormência nos dedos do pé?

Exames de raio X podem ser feitos para ajudar o médico a diagnosticar a causa da dor no pé.

O tratamento depende da causa exata da dor no pé. O tratamento pode incluir:

  • Imobilização, se você tiver quebrado um osso
  • Remoção de verrugas plantares, calos e calosidades por um podólogo
  • Acessórios ortopédicos ou palmilhas
  • Fisioterapia para aliviar músculos retesados ou desgastados
  • Cirurgia no pé

Prevenção

Os seguintes passos podem prevenir problemas e dores nos pés:

  • Use sapatos confortáveis e adequados ao tamanho do pé, com bom suporte de arco e amortecimento.
  • Use sapatos com espaço suficiente na planta do pé e entre os dedos.
  • Evite sapatos apertados nos dedos e salto alto.
  • Use tênis sempre que possível, principalmente quando for caminhar.
  • Troque os tênis de corrida com frequência.
  • Faça aquecimento e relaxamento quando estiver se exercitando. Sempre faça alongamento antes de se exercitar.
  • Aumente a quantidade de exercícios lentamente com o tempo para evitar colocar uma sobrecarga nos pés.
  • Perca peso se precisar.
  • Aprenda exercícios para fortalecer seu pé e aliviar a dor. Isso pode ser útil no caso de pés chatos e outros possíveis problemas nos pés.

Fontes e referências:

  • Koenig MD. Ligament injuries. In: DeLee JC, Drez D Jr, Miller MD, eds. DeLee and Drez's Orthopaedic Sports Medicine. 3rd ed. Philadelphia, Pa: Saunders Elsevier; 2009:section C.

  • Baer GS, Keene JS. Tendon injuries of the foot and ankle. In: DeLee JC, Drez D Jr, Miller MD, eds. DeLee and Drez's Orthopaedic Sports Medicine. 3rd ed. Philadelphia, Pa: Saunders Elsevier; 2009:section D.

  • Brodsky JW, Bruck N. Stress fractures of the foot and ankle. In: DeLee JC, Drez D Jr, Miller MD, eds. DeLee and Drez's Orthopaedic Sports Medicine. 3rd ed. Philadelphia, Pa: Saunders Elsevier; 2009:section E.

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  • Price MD, Chiodo CP. Foot and ankle pain. In: Firestein GS, Budd RC, Harris ED Jr, et al, eds. Kelley's Textbook of Rheumatology. 8th ed. Philadelphia, Pa: Saunders Elsevier; 2008:chap 43.

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