publicidade

O que é Estenose espinhal?

Sinônimos: Pseudoclaudicação; estenose espinhal central; estenose espinhal foraminal; Doença espinhal degenerativa; Dor nas costas - estenose espinhal

Estenose espinhal é o estreitamento da coluna vertebral que provoca pressão sobre a medula espinal ou estreitamento das aberturas (chamadas de forâmen neural) onde os nervos espinais deixam a coluna espinhal.

Causas

A estenose espinhal geralmente ocorre com o envelhecimento da pessoa e quando os discos ficam mais secos e começam a crescer demais. Ao mesmo tempo, os ossos e ligamentos da espinha engrossam ou ficam maiores devido à artrite ou inchaço por longo tempo (inflamação).

A estenose espinhal também pode ser provocada por:

  • Artrite da espinha, geralmente em pessoas de meia idade e idosos
  • Doenças nos ossos, como a Doença de Paget dos ossos acondroplasia
  • Defeito ou crescimento na espinha que estava presente desde o nascimento (defeito congênito)
  • Hérnia de disco ou que muitas vezes aconteceu no passado
  • Lesão que provoca pressão sobre as raízes do nervo ou medula espinal
  • Tumores na espinha

Exames

Durante o exame físico, seu médico tentará encontrar o local da dor e descobrir como esta afeta os seus movimentos. Ele vai lhe pedir para:

  • sentar, ficar de pé e caminhar. Enquanto anda, o médico pode pedir que você tente caminhar nas pontas dos pés e depois nos calcanhares.
  • Curvar para frente, para trás e para o lado
  • Levantar as pernas retas enquanto estiver deitado. Se a dor for pior quando você fizer isso, você pode ter dor no nervo ciático, especialmente se sentir dormência ou formigamento em uma das pernas.

O médico também vai movimentar suas pernas em posições diferentes, inclusive dobrando e esticando os joelhos. Ao mesmo tempo, o médico verifica sua força e capacidade de se movimentar.

Para testar a função nervosa, o médico usará um martelo de borracha para verificar seus reflexos. Tocar as pernas em muitos lugares usando um alfinete, cotonete ou pena testa a sua sensibilidade. Tocar as pernas em muitos lugares usando um alfinete, cotonete ou pena testa a sua sensibilidade.

Um exame do sistema nervoso e cerebral (neurológico) pode confirmar a fraqueza da perna e diminuição da sensibilidade das pernas Os seguintes testes podem ser feitos:

  • Ressonância magnética da espinha ou tomografia computadorizada da espinha
  • Raio X da coluna

Mais sobre Estenose espinhal

Consulte o seu médico se tiver sintomas de estenose espinhal.

Sintomas mais sérios que precisam de atenção imediata incluem:

  • Dificuldade ou falta de equilíbrio para andar
  • Problemas para controlar a urina ou os movimentos intestinais
  • Problemas para controlar a urina ou movimentos intestinais

Sintomas de Estenose espinhal

Frequentemente, os sintomas pioram lentamente com o tempo. Mais frequentemente, os sintomas são de um lado do corpo ou do outro, mas podem envolver ambas as pernas.

Os sintomas incluem:

  • Dormência, cãibras ou dor nas costas, nádegas, coxas ou panturrilhas ou no pescoço, ombros ou braços
  • Fraqueza em parte da perna ou braço

A ocorrência dos sintomas é mais provável ou os sintomas pioram ao ficar de pé ou andar. Muitas vezes, diminuem ou desaparecem ao sentar ou curvar-se para frente. A maioria das pessoas com estenose espinhal não consegue andar por muito tempo.

Os pacientes com estenose espinhal podem conseguir andar de bicicleta com um pouco de dor.

Sintomas mais sérios incluem:

  • Dificuldade ou falta de equilíbrio para andar
  • Problemas para controlar a urina ou os movimentos intestinais

PUBLICIDADE

Tratamento de Estenose espinhal

Quando a dor nas costas não desaparece ou se fica pior às vezes, aprender a cuidar das costas em casa e a prevenir a repetição dos episódios de dor são medidas que podem ajudar a evitar a cirurgia.

O médico ou outro profissional de saúde o ajudará a controlar a dor e o manterá o mais ativo possível.

  • O médico pode encaminhálo para fisioterapia. O fisioterapeuta o ajudará a tentar reduzir a dor usando alongamentos. O fisioterapeuta mostrará como fazer exercícios que fortalecem os músculos do pescoço.
  • Você também pode consultar um massagista e alguém que faça acupuntura. Às vezes, algumas consultas ajudam a aliviar a dor nas costas ou no pescoço.
  • Bolsa de gelo e terapia térmica podem ajudar nos episódios de dor intensa.
  • Vários medicamentos diferentes podem ajudar na dor nas costas. Veja também: Medicamentos para dor crônica

Um tipo de terapia através da palavra chamada de terapia cognitivo-comportamental pode ser útil se a dor estiver causando sério impacto na sua vida. Essa técnica ajuda a entender melhor a dor e ensina como controlá-la.

Cirurgia

Se a dor não responder a esses tratamentos, ou se você perder o movimento ou a sensibilidade, você pode ter que se submeter a uma cirurgia. A cirurgia é feita para aliviar a pressão nos nervos ou medula espinal.

Você e seu médico podem decidir quando você precisa da cirurgia para esses sintomas. Os sintomas da estenose espinhal muitas vezes pioram com o tempo, mas isso pode acontecer muito lentamente.

  • Pessoas que vinham tendo dores nas costas há muito tempo antes da cirurgia provavelmente ainda terão alguma dor depois. A fusão espinhal provavelmente não eliminará toda a dor e outros sintomas.
  • Mesmo usando ressonância magnética ou outros testes, é difícil para o cirurgião prever sempre se você vai melhorar e o quanto de alívio a cirurgia trará.

Para mais informações sobre como a cirurgia é feita e quem tem maior probabilidade de se beneficiar com ela, consulte também:

  • Foraminotomia
  • Laminectomia
  • Fusão espinhal

PUBLICIDADE

Expectativas

Muitas pessoas com estenose espinhal conseguem ser ativas por muitos anos com a doença, embora possam precisar fazer algumas mudanças em suas atividades ou trabalho.

A cirurgia de espinha muitas vezes alivia os sintomas parcial ou totalmente. Contudo, pessoas que vinham sofrendo de dor nas costas há muito tempo antes da cirurgia ainda têm probabilidade de ter alguma dor depois. A fusão espinhal provavelmente não elimina toda a dor e outros sintomas.

Problemas de espinha são possíveis após cirurgia de espinha. A área da coluna vertebral acima e abaixo da fusão espinhal tem maior probabilidade de ser forçada quando a espinha se movimenta. Também, se você precisar de mais de um tipo de cirurgia nas costas (como laminectomia e fusão espinhal), é mais provável que tenha problemas futuros.

Complicações possíveis

A falta de sensibilidade pode aumentar a probabilidade de você sofrer um ferimento nas pernas e pés. As infecções podem piorar porque você pode não sentir a dor. As mudanças provocadas pela pressão nos nervos podem ser permanentes, ainda que a pressão seja aliviada.

Fontes e referências:

  • Weinstein JN, Tosteson TD, Lurie JD, Tosteson AN, Blood E, Hanscom B, et al. Surgical versus nonsurgical therapy for lumbar spinal stenosis. N Engl J Med. 2008;358:794-810.

  • Katz JN, Harris MB. Clinical practice. Lumbar spinal stenosis. N Engl J Med. 2008;358:818-825.

  • Weinstein JN, Tosteson TD, Lurie JD, et al. Surgical versus nonoperative treatment for lumbar spinal stenosis. Four-year results of the Spine Patient Outcomes Research Trial. Spine. 2010;35:1329-1338.

  • Chou R, Baisden J, Carragee Ej, Resnick DK, Shaffer WO, Loeser JD. Surgery for low back pain: a review of the evidence for an American Pain Society clinical practice guideline. Spine. 2009;34:1094-1109.

  • Chou R, Atlas SJ, Stanos SP, Rosenquist RW. Nonsurgical interventional therapies for low back pain: a review of the evidence for an American Pain Society clinical practice guideline. Spine. 2009;34:1078-1093.

ADAM logo

A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles.

  • Encontre um médicoindicado por outras pessoas

    em

  • Indique um médicoe ajude outras pessoas

    Estado
    Qual o nome do seu médico?

Este conteúdo ajudou você? Já ajudou você e + 1254 pessoa(s) Já avaliou

Imprima

Erro

erro

Comente

Compartilhe

Encontre médicos de confiança indicados por outras pessoas

buscar médicos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Pergunte ao Especialista sobre
estenose espinhal

Sua dúvida respondida por Especialistas Minha Vida perguntar
OFERECIMENTO
+ perguntas

PUBLICIDADE

Descubra o seu Peso ideal Saiba se seu peso atual e sua meta de
peso
são saudáveis.
ex: 75,5kg / 1,70m
 

Shopping Vida Saudável

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Copyright 2006/2014 Minha Vida - Todos os direitos reservados

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."


Você está usando uma versão antiga do seu navegador :( Para obter uma melhor experiência, atualize agora!
X