Gripe aviária

Visão Geral

O que é Gripe aviária?

A gripe aviária é uma infecção de gripe transmitida por aves. O vírus que causa essa infecção em aves pode mudar (sofrer mutação) e infectar humanos. Essa mutação poderia dar início a uma epidemia fatal em todo o mundo.

Sinônimos

Gripe do frango, H5N1

Causas

O primeiro vírus de influenza aviária a infectar humanos ocorreu em Hong Kong, em 1997. A epidemia foi vinculada às galinhas e classificada como influenza aviária A (H5N1)

Casos humanos de influenza aviária A (H5N1) começaram a ser reportados na Ásia, África, Europa, Indonésia, Vietnã, Pacífico e Oriente Próximo. Centenas de pessoas ficaram doentes devido ao vírus. Pouco mais de 60% dessas pessoas que adoeceram acabaram morrendo.

Quanto mais o vírus da gripe aviária se espalha, mais altas são as chances de uma epidemia global em humanos. Há uma enorme preocupação de que o H5N1 represente uma ameaça pandêmica.

As seguintes pessoas apresentam maior risco de contrair a gripe aviária:

  • Fazendeiros e outras pessoas que trabalham com aves
  • Viajantes que visitem países afetados
  • Pessoas que tiverem contato com pássaros infectados
  • Pessoas que comeram carne de frango crua ou malpassada, ovos ou sangue de aves infectadas

Profissionais da área da saúde e familiares que têm contato com pacientes de gripe aviária também correm mais riscos de contrair a doença.

Sabe-se que o vírus da gripe aviária (H5N1) é capaz de sobreviver no ambiente por longos períodos. A infecção pode ser transmitida por meio do simples contato com superfícies contaminadas. As aves infectadas com a gripe podem continuar a transmitir o vírus pelas fezes e pela saliva por até 10 anos.

Exames

Se você acha que foi exposto à gripe aviária, ligue para um serviço de atendimento médico antes da consulta. Com isso, a equipe médica poderá tomar as precauções necessárias para proteger os pacientes e a eles próprios durante sua consulta.

Os exames para identificar a gripe aviária existem, mas não são amplamente disponíveis. Os resultados do exame para diagnosticar formas de gripe aviária em pacientes com suspeita de terem contraído o vírus ficam prontos em menos de 4 horas. Os exames antigos levavam de 2 a 3 dias.

O médico também poderá realizar os seguintes exames:

  • Auscultação (para detectar sons anormais na respiração)
  • Raio X torácico
  • Cultura nasofaríngea
  • Contagem diferencial de glóbulos brancos

Outros exames podem ser realizados para verificar as funções do coração, dos rins e do fígado.

Sintomas

Sintomas de Gripe aviária

Os sintomas da infecção causada pela gripe aviária dependem da forma do vírus.

A infecção pelo vírus H5N1 em humanos causa sintomas semelhantes aos da gripe comum, que podem incluir:

  • Tosse (seca ou carregada)
  • Diarreia
  • Dificuldade para respirar
  • Febre acima de 38 °C
  • Dor de cabeça
  • Mal-estar
  • Dores musculares
  • Corrimento nasal
  • Dor de garganta

Buscando ajuda médica

Procure um médico se você apresentar sintomas semelhantes aos da gripe em um período de até 10 dias após ter tido contato com aves infectadas ou ter viajado para uma área com epidemia confirmada de gripe aviária.

Tratamento e Cuidados

Tratamento de Gripe aviária

Cada tipo de vírus da gripe aviária pode causar sintomas diferentes. Por esse motivo, o tratamento pode variar.

Em geral, o tratamento com o medicamento antiviral oseltamivir (Tamiflu) ou zanamivir (Relenza) poderá tornar a doença menos grave - se você começar a tomar a medicação em até 48 horas após o início dos sintomas.

O oseltamivir também pode ser prescrito para as pessoas que vivem na mesma casa que o paciente diagnosticado com gripe aviária.

O vírus que causa a gripe aviária em humanos parece ser resistente aos antivirais amantadina e rimantadina. Dessa forma, esses remédios não devem ser adotados no caso de uma epidemia de H5N1.

Os pacientes com infecção grave precisam ser mantidos em um aparelho de suporte respiratório. Especialistas recomendam que os pacientes diagnosticados com gripe aviária sejam mantidos em isolamento.

Médicos recomendam que a população tome uma injeção de influenza (gripe) para reduzir as chances de um vírus da gripe aviária se misturar com um vírus da gripe humana, o que criaria um novo vírus de fácil difusão.

A FDA (Food and Drug Administration) dos Estados Unidos aprovou uma vacina para proteger os humanos contra a gripe aviária. Especialistas afirmam que a vacina poderá ser usada se o vírus H5N1 atual começar a se espalhar entre a população.

Convivendo (prognóstico)

Expectativas

O quadro depende da gravidade da infecção e do tipo do vírus de influenza aviária que a causou. Pode levar a óbito

Complicações possíveis

  • Insuficiência respiratória aguda
  • Falência dos órgãos
  • Pneumonia
  • Sepse

Prevenção

Prevenção

No momento, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (Centers for Disease Control and Prevention) dos EUA não têm objeções contra viajar para os países afetados pelo H5N1.

No entanto, os viajantes devem evitar visitas a mercados com aves vivas em áreas com surto de gripe aviária. Indivíduos que lidam com aves que possam estar infectadas devem usar trajes e máscaras de proteção especiais. Evitar o consumo de carne crua ou mal cozida reduz o risco da exposição à gripe aviária e outras doenças de origem alimentar.

Informações atualizadas sobre a gripe aviária estão disponíveis no endereço www.cdc.gov/flu/avian/outbreaks/current.htm (em inglês).

Fontes e referências

  • Treanor JJ. Influenza viruses, including avian influence and swine influenza. In: Mandell GL, Bennett JE, Dolin R, eds. Principles and Practice of Infectious Diseases. 7th ed. Philadelphia, Pa: Elsevier Churchill Livingstone; 2009:chap 165.
  • US Food and Drug Administration. FDA Approves First U.S. Vaccine for Humans Against the Avian Influenza Virus H5N1. Rockville, MD: National Press Office; April 17, 2007. Release P07-68
  • Levin S. Zoonoses. In: Goldman L, Ausiello D, eds. Cecil Medicine. 23rd ed. Philadelphia, Pa: Saunders Elsevier; 2007:chap 349.
  • Hayden FG. Influenza. In: Goldman L, Ausiello D, eds. Cecil Medicine. 23rd ed. Philadelphia, Pa: Saunders Elsevier; 2007:chap 387.
  • Ferri FF. Avian influenza. In: Ferri FF, ed. Ferri's Clinical Advisor 2010. 1st ed. Philadelphia, Pa: Mosby Elsevier; 2009:section 1.
ADAM logo

A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles.

Este conteúdo ajudou você?
Sim Não