publicidade

O que é Orelhas de implantação baixa?

Sinônimos: Orelhas de implantação baixa; Microtia; orelhas "caídas"

As anormalidades auriculares e orelhas de implantação baixa se referem a anormalidades no formato ou na posição do ouvido externo (aurícula).

Considerações

Durante o desenvolvimento fetal, o ouvido externo ou "aurícula" se forma no momento em que muitos outros órgãos essenciais estão se desenvolvendo (como os rins). As anormalidades no formato ou na posição da aurícula podem ser um indicativo de que o bebê também tem outros problemas relacionados.

As anormalidades comuns incluem cistos na aurícula ou pólipos cutâneos.

Muitas crianças nascem com as orelhas para fora (proeminentes ou projetadas). Embora as pessoas possam comentar sobre o formato da orelha, essa condição é uma variação do normal e não está associada a quaisquer outros distúrbios.

Entretanto, os seguintes problemas podem ser relacionados a condições médicas:

  • Dobras anormais ou localização da aurícula
  • Orelhas de implantação baixa
  • Não existe abertura no canal do ouvido
  • Não existe aurícula
  • Não existe aurícula nem canal do ouvido (anotia)

Causas

As seguinte condições comuns podem causar orelhas de implantação baixa e formato incomum:

Condições rara que podem causar orelhas de implantação baixa e disformes incluem:

  • Síndrome de BeckwithWiedemann
  • Síndrome de Potter
  • Síndrome Rubinstein-Taybi
  • Síndrome Smith-Lemli-Opitz
  • Síndrome de Treacher Collins
  • Trissomia 13
  • Trissomia 18

Buscando ajuda médica

Na maior parte dos casos, um médico descobre anormalidades auriculares durante o primeiro exame de um bebê saudável. Esse exame normalmente é realizado no hospital, se parto do bebê ocorreu em um hospital.

Na consulta médica

O médico irá:

  • Examinar e fazer testes com a criança para outras anormalidades físicas dos rins, ossos faciais, esqueleto e nervos faciais
  • Perguntar se você tem histórico familiar de orelhas com formato anormal

Para determinar se a aurícula é anormal o médico fará uma série de medições com uma fita métrica. Outras partes do corpo também serão medidas, incluindo os olhos, mãos e pés.

Todos os recém-nascidos devem fazer um teste de audição. Uma criança com anormalidades na aurícula também deve fazer um teste de audição. Exames para quaisquer alterações no desenvolvimento mental podem ser realizadas conforme a criança cresce. Exames genéticos também devem ser realizados.

Tratamento

Geralmente, não é necessário tratamento para anormalidades auriculares porque elas não afetam a audição. Entretanto, algumas vezes, a cirurgia plástica é recomendada.

  • Pólipos na pele podem ser contidos a menos que haja alguma cartilagem neles. Nesse caso, a cirurgia é necessária para removêlos.
  • As orelhas proeminentes ou para fora podem ser tratadas por razões cosméticas. Durante o período de recém-nascido, uma pequena estrutura pode ser fixada usando uma fita ou tiras estéreis. A criança usa essa estrutura por vários meses. A cirurgia para corrigir as orelhas não pode ser feita antes dos 5 anos de idade.

Mais anormalidades graves podem exigir cirurgia por motivos de aparência ou cosméticos, assim como para a função. Elas normalmente são feitas em vários estágios para criar e anexar uma nova orelha.

PUBLICIDADE

Fontes e referências:

  • Haddad, J Jr. Congenital malformations. Em: Kliegman RM, Behrman RE, Jenson HB, Stanton BF, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 18ª ed. Philadelphia, Pa: Saunders Elsevier;2007: cap. 637.

ADAM logo

A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles.

  • Encontre um médicoindicado por outras pessoas

    em

  • Indique um médicoe ajude outras pessoas

    Estado
    Qual o nome do seu médico?

Este conteúdo ajudou você? Já ajudou você e + 1254 pessoa(s) Já avaliou

Imprima

Erro

erro

Comente

Compartilhe

Encontre médicos de confiança indicados por outras pessoas

buscar médicos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Descubra o seu Peso ideal Saiba se seu peso atual e sua meta de
peso
são saudáveis.
ex: 75,5kg / 1,70m
 

Shopping Vida Saudável

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

siga o minha vida e melhore sua qualidade de vida

Saiba mais

Copyright 2006/2014 Minha Vida - Todos os direitos reservados

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."


Você está usando uma versão antiga do seu navegador :( Para obter uma melhor experiência, atualize agora!
X