Reflexo de Moro

Visão Geral

O que é Reflexo de Moro?

O reflexo de moro é um tipo de reação involuntária que está presente no nascimento. Ele normalmente desaparece depois de três ou quatro meses.

Consulte também: Reflexos de bebês

Causas

Esse é o, reflexo normal presente em recém-nascidos. A ausência do reflexo de Moro em um bebê é anormal. A presença de um reflexo de Moro em um bebê mais velho, criança ou adulto é também anormal.

A ausência bilateral do reflexo de Moro sugere danos cerebrais ou da medula espinhal.

A ausência unilateral do reflexo de Moro sugere a possibilidade de um osso do ombro quebrado ou lesão do grupo de nervos que estão entre a parte inferior do pescoço e a área superior do ombro. Condições associadas a essa lesão neural incluem Paralisia de Erb e Paralisia de Erb-Duchenne. A perda da função muscular em um lado do corpo pode também produzir um reflexo de moro assimétrico.

Sinônimos

Reação de estremecimento, reflexo de estremecimento, Reflexo do abraço

Considerações

O reflexo de Moro pode ser demonstrado colocando-se o bebê com o rosto voltado para cima em uma superfície macia e almofadada. A cabeça é delicadamente erguida com suporte o suficiente para começar a retirar o peso corporal da almofada. (Observação: O corpo do bebê não deve ser erguido da almofada, somente o peso corporal deve ser retirado).

A cabeça é então solta repentinamente, possibilitando uma queda momentânea para a frente, mas rapidamente apoiada de novo (não permitindo que bata na almofada). O bebê pode ter uma aparência de "estremecimento", e os braços se estendem para os lados com as palmas e os polegares flexionados. Quando o reflexo termina, o bebê puxa os braços para perto do corpo, cotovelos flexionados e, depois, relaxa.

Diagnóstico e Exames

Na consulta médica

Um reflexo de Moro anormal é geralmente descoberto pelo médico. O médico realizará exames físicos e fará perguntas sobre o histórico médico da criança. As perguntas sobre o histórico médico incluem:

  • Histórico do parto e do nascimento
  • Histórico familiar detalhado
  • Outros sintomas

Se o reflexo estiver ausente ou anormal, mais testes serão necessários para examinar os músculos e nervos da criança. Os exames diagnósticos, em casos de reflexo ausente ou diminuído, pode incluir:

  • Radiografia do ombro
  • Exames para distúrbios associados à lesão do plexo braquial

Buscando ajuda médica

Consulte seu médico se você acha que seu bebê pode ter um osso do ombro quebrado ou lesão dos nervos que estejam entre a parte inferior do pescoço e a parte superior do ombro (lesão do plexo braquial), que pode causar a perda do reflexo de Moro de um lado.

Tratamento e Cuidados

Cuidados

não é necessário verificar o reflexo de Moro em casa. Seu médico verificará esse reflexo durante uma consulta.

Fontes e referências

  • Zafeiriou DI. Primitive reflexes and postural reactions in the neurodevelopmental examination. Pediatr Neurol. 2004;31(1):1-8.
  • Bear LM. Early identification of infants at risk for developmental disabilities. Pediatr Clin North Am. 2004;51(3):685-701.
ADAM logo

A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles.

Este conteúdo ajudou você?
Sim Não