Reflexo de Moro

Visão Geral

O que é Reflexo de Moro?

O reflexo de Moro é um reflexo normal em todo bebê recém-nascido, que se caracteriza por abdução e extensão brusca de membros superiores, geralmente associado a movimento semelhante de membros inferiores e choro forte. Normalmente ocorre quando a criança apoia bruscamente suas costas em uma superfície, ou quando há movimentos da própria superfície.

Ele é mais intenso nos três primeiros meses de vida. Alguns bebês podem mantê-lo por mais algum tempo, e mesmo adultos podem apresentá-lo quando sofrem estímulos mais fortes.

Normalmente o reflexo é seguido de abertura rápida dos braços, às vezes também das pernas e choro, geralmente muito forte, que pode se prolongar.

Causas

Este reflexo está normalmente presente em bebês, tendendo a diminuir até os seis meses de idade. Este é um reflexo condicionado, mediado por mecanismos neuromusculares subcorticais, que já se encontram desenvolvidos desde o período pré-natal.

Diagnóstico e Exames

Buscando ajuda médica

Bebês de até três meses que não apresentarem reflexo de Moro deve ser mais bem avaliado neurologicamente, pois ele pode ser portador de doença neurológica central (cérebro). Adultos que voltam a apresentar tal reflexo também necessitam avaliação neurológica.

Dificilmente a criança continua apresentando esse reflexo após os três meses de idade, mas esses casos devem receber uma avaliação neurológica.

Diagnóstico de Reflexo de Moro

O reflexo de Moro, em bebês, é considerado anormal quando não ocorre, o que pode ser significativo de inibição dos reflexos neuromusculares subcorticais, necessitando mais profunda avaliação.

Em geral, a criança que não apresenta é encaminhada a um neuropediatra, que fará um exame clínico e, de acordo com suas suspeitas diagnósticas, poderá solicitar exames como tomografia ou ressonância magnética, além de pesquisar eventuais doenças do metabolismo, por via laboratorial.

Fontes e referências

  • Dr. Sylvio Renan Monteiro de Barros, pediatra e especialista pela Sociedade Brasileira de Pediatria (CRM-SP: 24.699)
Este conteúdo ajudou você?
Sim Não