publicidade

O que é Reflexo de Moro?

Sinônimos: Reação de estremecimento, reflexo de estremecimento, Reflexo do abraço

O reflexo de moro é um tipo de reação involuntária que está presente no nascimento. Ele normalmente desaparece depois de três ou quatro meses.

Consulte também: Reflexos de bebês

Considerações

O reflexo de Moro pode ser demonstrado colocando-se o bebê com o rosto voltado para cima em uma superfície macia e almofadada. A cabeça é delicadamente erguida com suporte o suficiente para começar a retirar o peso corporal da almofada. (Observação: O corpo do bebê não deve ser erguido da almofada, somente o peso corporal deve ser retirado).

A cabeça é então solta repentinamente, possibilitando uma queda momentânea para a frente, mas rapidamente apoiada de novo (não permitindo que bata na almofada). O bebê pode ter uma aparência de "estremecimento", e os braços se estendem para os lados com as palmas e os polegares flexionados. Quando o reflexo termina, o bebê puxa os braços para perto do corpo, cotovelos flexionados e, depois, relaxa.

Causas

Esse é o, reflexo normal presente em recém-nascidos. A ausência do reflexo de Moro em um bebê é anormal. A presença de um reflexo de Moro em um bebê mais velho, criança ou adulto é também anormal.

A ausência bilateral do reflexo de Moro sugere danos cerebrais ou da medula espinhal.

A ausência unilateral do reflexo de Moro sugere a possibilidade de um osso do ombro quebrado ou lesão do grupo de nervos que estão entre a parte inferior do pescoço e a área superior do ombro. Condições associadas a essa lesão neural incluem Paralisia de Erb e Paralisia de Erb-Duchenne. A perda da função muscular em um lado do corpo pode também produzir um reflexo de moro assimétrico.

Cuidados

não é necessário verificar o reflexo de Moro em casa. Seu médico verificará esse reflexo durante uma consulta.

PUBLICIDADE

Buscando ajuda médica

Consulte seu médico se você acha que seu bebê pode ter um osso do ombro quebrado ou lesão dos nervos que estejam entre a parte inferior do pescoço e a parte superior do ombro (lesão do plexo braquial), que pode causar a perda do reflexo de Moro de um lado.

Na consulta médica

Um reflexo de Moro anormal é geralmente descoberto pelo médico. O médico realizará exames físicos e fará perguntas sobre o histórico médico da criança. As perguntas sobre o histórico médico incluem:

  • Histórico do parto e do nascimento
  • Histórico familiar detalhado
  • Outros sintomas

Se o reflexo estiver ausente ou anormal, mais testes serão necessários para examinar os músculos e nervos da criança. Os exames diagnósticos, em casos de reflexo ausente ou diminuído, pode incluir:

  • Radiografia do ombro
  • Exames para distúrbios associados à lesão do plexo braquial

Fontes e referências:

  • Zafeiriou DI. Primitive reflexes and postural reactions in the neurodevelopmental examination. Pediatr Neurol. 2004;31(1):1-8.

  • Bear LM. Early identification of infants at risk for developmental disabilities. Pediatr Clin North Am. 2004;51(3):685-701.

ADAM logo

A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles.

  • Encontre um médicoindicado por outras pessoas

    em

  • Indique um médicoe ajude outras pessoas

    Estado
    Qual o nome do seu médico?

Este conteúdo ajudou você? Já ajudou você e + 1254 pessoa(s) Já avaliou

Imprima

Erro

erro

Comente

Compartilhe

Encontre médicos de confiança indicados por outras pessoas

buscar médicos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Descubra o seu Peso ideal Saiba se seu peso atual e sua meta de
peso
são saudáveis.
ex: 75,5kg / 1,70m
 

Shopping Vida Saudável

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Copyright 2006/2014 Minha Vida - Todos os direitos reservados

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."


Você está usando uma versão antiga do seu navegador :( Para obter uma melhor experiência, atualize agora!
X