publicidade

O que é Silicose ?

Sinônimos: fibrose massiva progressiva, silicoproteinose

Silicose é uma doença respiratória causada pela aspiração (inalação) de pó de sílica.

Causas

A sílica é um cristal comum de ocorrência natural. É encontrada na maioria dos leitos de rocha e forma pó durante a mineração, escavação, construção de túneis e trabalho com minérios metálicos. A sílica é uma parte importante da areia, então as pessoas que trabalham com vidro e os jateadores de areia também estão expostos à sílica.

Existem três tipos de silicose:

  • Silicose crônica simples resulta da exposição por um longo período (mais de 20 anos) a pequenas quantidades de pó de sílica. O pó de sílica causa inchaço nos pulmões e nos linfonodos do peito. Essa doença pode fazer com que as pessoas tenham dificuldades para respirar. Essa é a forma mais comum de silicose.
  • Silicose acelerada - ocorre após a exposição a maiores quantidades de sílica em um curto período (de 5 a 15 anos). O inchaço dos pulmões e os sintomas ocorrem mais rápido do que na silicose simples.
  • Silicose aguda - resulta da exposição a quantidades muito grandes de sílica em um curto período. Os pulmões ficam muito inflamados e podem se encher de líquido, causando forte falta de ar e baixos níveis de oxigênio no sangue.

A fibrose massiva progressiva pode ocorrer na silicose simples ou na acelerada, mas é mais comum na forma acelerada. A fibrose massiva progressiva causa uma grave cicatrização do pulmão e destrói suas estruturas normais.

As pessoas que trabalham expostas ao pó de sílica estão em risco. Esses trabalhos incluem:

  • Fabricação de abrasivos
  • Fabricação de vidros
  • Mineração
  • Escavação
  • Construção de estradas e edifícios
  • Jateamento de areia
  • Corte de pedras

A exposição intensa à sílica pode causar a doença em um ano, mas, normalmente, são necessários de 10 a 15 anos de exposição para que os sintomas apareçam. A silicose se tornou menos comum desde que a OSHA (Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho dos Estados Unidos) criou normas exigindo a utilização de equipamento de proteção, o que limita a quantidade de pó de sílica inalada pelos trabalhadores.

Exames

Seu médico fará um histórico médico que inclui várias perguntas sobre seus trabalhos (passado e presente) e hobbies e sobre outras atividades que podem ter exposto você à sílica. O médico também fará um exame físico.

Exames para confirmar o diagnóstico e descartar doenças similares incluem:

  • Raio X do tórax
  • Tomografia computadorizada do tórax
  • Testes de função pulmonar
  • Teste cutâneo de derivado de proteína purificada (PPD) (para tuberculose)
  • Testes sorológicos para doenças dos tecidos conjuntivos

Sintomas de Silicose

  • Tosse
  • Falta de ar
  • Perda de peso

Buscando ajuda médica

Ligue para o médico se for exposto à sílica no trabalho e tiver sintomas da doença.

Tratamento de Silicose

Não há um tratamento específico para a silicose. A remoção da fonte de exposição à sílica é importante para evitar que a doença piore. Os tratamentos de apoio incluem medicamentos para tosse, broncodilatadores e oxigênio, caso sejam necessários. São prescritos antibióticos para infecções respiratória, caso sejam necessários.

O tratamento também inclui limitar a exposição a substâncias irritantes, deixar de fumar e realizar os testes cutâneos de tuberculose de rotina.

As pessoas com silicose têm maior risco de desenvolver tuberculose (TB). Acredita-se que a sílica interfira na reação imunológica do corpo à bactéria que causa TB. As pessoas com silicose devem realizar testes cutâneos para verificar a exposição à TB. Aquelas que tiverem um teste cutâneo positivo devem ser tratadas com drogas anti-TB. Qualquer alteração na aparência do raio X do tórax pode ser um sinal de TB.

Os pacientes com silicose grave podem precisar de um transplante de pulmão.

PUBLICIDADE

Expectativas

O resultado varia conforme a extensão da lesão pulmonar.

Complicações possíveis

Prevenção

Se você tem um trabalho de alto risco ou realiza uma atividade de lazer de alto risco, use máscaras contra poeira e não fume. Também pode ser necessário usar outros tipos de proteção recomendados pela OSHA, como uma máscara.

Fontes e referências:

  • Cowie RL, Murray J, Becklake MR. Pneumoconioses and other mineral dust-related diseases. In: Mason RJ, Broaddus VC, Martin TR, et al, eds. Murray and Nadel's Textbook of Respiratory Medicine. 5th ed. Philadelphia, Pa: Saunders Elsevier; 2010: chap 65.

  • Samet JM. Occupational pulmonary disorders. In: Goldman L, Ausiello D, eds. Cecil Medicine. 23rd ed. Philadelphia, Pa: Saunders Elsevier; 2007:chap 93.

ADAM logo

A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles.

  • Encontre um médicoindicado por outras pessoas

    em

  • Indique um médicoe ajude outras pessoas

    Estado
    Qual o nome do seu médico?

Este conteúdo ajudou você? Já ajudou você e + 1254 pessoa(s) Já avaliou

Imprima

Erro

erro

Comente

Compartilhe

Encontre médicos de confiança indicados por outras pessoas

buscar médicos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Descubra o seu Peso ideal Saiba se seu peso atual e sua meta de
peso
são saudáveis.
ex: 75,5kg / 1,70m
 

Shopping Vida Saudável

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

siga o minha vida e melhore sua qualidade de vida

Saiba mais

Copyright 2006/2014 Minha Vida - Todos os direitos reservados

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."


Você está usando uma versão antiga do seu navegador :( Para obter uma melhor experiência, atualize agora!
X