Tenossinovite

Visão Geral

O que é Tenossinovite?

Tenossinovite é a inflamação do revestimento da bainha que circunda um tendão (o cordão que une o músculo ao osso).

Causas

A sinóvia é um revestimento da bainha protetora que cobre os tendões. A tenossinovite é a inflamação dessa bainha. A causa da inflamação pode ser desconhecida, ou pode ser resultado do seguinte:

  • Doenças que causam inflamação
  • Infecção
  • Lesão
  • Esforço excessivo
  • Distensão

Os pulsos, mãos e pés são normalmente afetados. No entanto, a condição pode ocorrer em qualquer bainha de tendão.

Observação: Um corte infeccionado nas mãos ou pulsos que ocasione tenossinovite pode ser uma emergência que requer cirurgia.

Exames

Um exame físico mostra o inchaço ao redor do tendão envolvido. O médico pode tocar ou esticar o tendão ou fazer com que você movimente o músculo onde ele está preso para ver se há dor.

Sinônimos

Inflamação da bainha do tendão

Mais sobre Tenossinovite

Marque uma consulta com seu médico se sentir dor ou dificuldade em esticar uma junta ou extremidade. Se houver suspeita de infecção, entre em contato com o médico imediatamente.

Sintomas

Sintomas de Tenossinovite

  • Movimentação difícil de uma junta
  • Inchaço articular na área afetada
  • Dor e sensibilidade ao redor da junta, especialmente na mão, pulso, pé ou tornozelo
  • Dor ao movimentar uma junta
  • Vermelhidão no comprimento do tendão

Febre, inchaço e vermelhidão podem indicar uma infecção, especialmente se uma punção ou corte tiver ocasionado esses sintomas.

Tratamento e Cuidados

Tratamento de Tenossinovite

O objetivo do tratamento é aliviar a dor e reduzir a inflamação. Descansar ou manter os tendões afetados parados é essencial para recuperação.

Você pode usar uma tala ou cinta removível para ajudar a manter os tendões imobilizados. Aplicar calor ou frio à área afetada deve ajudar a reduzir a dor e a inflamação.

Medicamentos antiinflamatórios não-esteroidais (FAINE), como ibuprofeno, podem aliviar a dor e reduzir a inflamação. Injeções locais de corticosteroides podem ser úteis também. Alguns pacientes precisam de cirurgia para retirar a inflamação ao redor do tendão, mas isso não é comum.

A tenossinovite causada por infecção precisa de tratamento imediato. Seu médico prescreverá antibióticos. Em alguns casos graves, pode ser necessária cirurgia para retirar o pus ao redor do tendão.

Se não houver infecção, uma injeção de esteroides pode ser usada para reduzir a inflamação na bainha do tendão.

Depois de recuperado, faça exercícios para fortalecimento usando os músculos ao redor do tendão afetado para ajudar a evitar a volta da lesão.

Convivendo (prognóstico)

Complicações possíveis

Se a tenossinovite não for tratada, o tendão pode ser permanentemente afetado ou pode haver ruptura. A junta afetada pode enrijecer.

A infecção no tendão pode se espalhar para outros locais no corpo, o que pode ser grave e ameaçar o membro afetado.

Expectativas

A maioria das pessoas se recupera completamente com o tratamento. No entanto, se a condição for causada pelo esforço excessivo e a atividade não for interrompida, a tenossinovite pode voltar. Em condições crônicas, o tendão pode ser danificado e a recuperação pode ser lenta ou incompleta.

São necessários antibióticos para tenossinovite causada por infecção. Sem tratamento imediato, pode ocorrer rigidez ou dor permanente.

Prevenção

Prevenção

Evitar movimentos repetitivos e o uso excessivo dos tendões pode ajudar a evitar a tenossinovite.

Usar técnicas de cuidados apropriadas para limpar cortes na mão,pulso e pés.

Fontes e referências

  • Geiderman JM, Katz D. General principles of orthopedic injuries. In: Marx JA, ed. Rosen''s Emergency Medicine: Concepts and Clinical Practice. 7a ed. Philadelphia, Pa: Mosby Elsevier;2009:cap 46.
  • Schmidt MJ, Adams SL. Tendinopathy and bursitis. In: Marx JA, ed. Rosen''s Emergency Medicine: Concepts and Clinical Practice. 7a ed. Philadelphia, Pa: Mosby Elsevier;2009:cap 115.
  • Netscher D, Murphy K, Fiore II NA. Hand surgery.In: Townsend CM Jr, Beauchamp RD, Evers BM, Mattox KL,eds. Sabiston Textbook of Surgery. 19a ed. Philadelphia, Pa: Saunders Elsevier; 2012:cap 70.
ADAM logo

A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles.

Este conteúdo ajudou você?
Sim Não