Urina com cheiro forte

Visão Geral

O que é Urina com cheiro forte?

O cheiro exalado pela urina não é dos mais agradáveis. No entanto, em alguns casos, esse cheiro pode ser ainda mais desagradável e forte do que o normal. Urina com cheiro forte pode indicar que você está ingerindo pouca água, mas também pode ser um indício de condições mais graves.

Causas

A urina carrega altas quantidades de ureia, e quanto maior a quantidade de ureia na urina, mais forte e característico será seu odor. Na maioria dos casos, o mau cheiro indica uma urina pouco diluída. Em geral, é uma urina com cor amarelo forte.

Vários fatores podem causar urina com cheiro forte. Veja:

Alterações no odor da urina são normalmente temporárias, pois essas mudanças nem sempre são sinais de doença. Determinados alimentos e medicamentos, incluindo vitaminas, podem afetar o odor de sua urina.

Entretanto, urina com cheiro forte pode ocorrer devido a bactérias, como aquelas responsáveis por infecções no trato urinário. Urina com odor adocicado pode ser um sinal de diabetes descontrolada ou uma doença rara de metabolismo. Doença do fígado e determinados distúrbios metabólicos podem causar urina com cheiro de bolor.

Diagnóstico e Exames

Buscando ajuda médica

Entre em contato com um médico se você sentir febre, calafrios, ardor ao urinar ou dores nas costas ao mesmo tempo em que tem urina com cheiro forte. Esses podem ser sinais de uma infecção no trato urinário.

Na consulta médica

Entre as especialidades que podem diagnosticar as causas da urina com cheiro forte estão:

  • Clínica médica
  • Urologia.

Estar preparado para a consulta pode facilitar o diagnóstico e otimizar o tempo. Dessa forma, você já pode chegar à consulta com algumas informações:

  • Uma lista com todos os sintomas e há quanto tempo eles apareceram
  • Histórico médico, incluindo outras condições que o paciente tenha e medicamentos ou suplementos que ele tome com regularidade.

O médico provavelmente fará uma série de perguntas, tais como:

  • Como é sua alimentação?
  • Você sente dor ou ardor ao urinar?
  • Qual a cor da urina?
  • Você já foi diagnosticado com alguma outra condição médica? Qual?
  • Você faz uso de algum tipo de medicamento?

Tratamento e Cuidados

Cuidados

O que fazer em caso de urina com cheiro forte? Mesmo sem saber a causa subjacente, muitas vezes o mau cheiro da urina é resultado de desidratação. Neste caso, a dica é beber muito líquido para diluir a alta quantidade de ureia na urina.

Caso haja outra razão por trás do cheio forte da urina, a melhor opção de tratamento deverá ser indicada por um especialista. Diagnosticar a causa subjacente é essencial para oferecer o melhor tratamento a esse problema.

Fontes e referências

  • Sociedade Brasileira de Urologia
  • Ministério da Saúde
Este conteúdo ajudou você?
Sim Não