Urina com cheiro forte

Visão Geral

O que é Urina com cheiro forte?

O odor da urina se refere ao aroma do líquido excretado durante a micção. O odor da urina varia. Entretanto, se você beber líquidos o suficiente e estiver saudável em outros aspectos, a urina normalmente não terá um cheiro tão forte,

Causas

O odor anormal da urina pode indicar:

Considerações

Alterações no odor da urina são normalmente temporárias. Tais alterações nem sempre são sinais de doença. Determinados alimentos e medicamentos, incluindo vitaminas, podem afetar o odor de sua urina. Por exemplo, o aspargo provoca um odor característico na urina devido ao seu teor de aspargina, um aminoácido.

Entretanto, urina com odor fétido pode ocorrer devido a bactérias, como aquelas responsáveis por infecções no trato urinário. Urina com odor adocicado pode ser um sinal de diabetes descontrolada ou uma doença rara de metabolismo. Doença do fígado e determinados distúrbios metabólicos podem causar urina com cheiro de bolor.

Diagnóstico e Exames

Na consulta médica

Os seguintes exames devem ser realizados:

  • Urina tipo I
  • Cultura de urina

Buscando ajuda médica

Entre em contato com seu médico se tiver febre, calafrios, ardor ao urinar ou dores nas costas ao mesmo tempo em que tem um odor anormal da urina. Esses podem ser sinais de uma infecção no trato urinário.

Tratamento e Cuidados

Fontes e referências

  • Landry DW, Bazari H.Approach to the patient with renal disease. Em: Goldman L, Ausiello D, eds. Cecil Medicine. 24a. ed. Philadelphia, Pa: Saunders Elsevier; 2011: cap. 116.
  • Israni AK, Kasiske BL. Laboratory assessment of kidney disease: clearance, urinalysis, and kidney biopsy. Em: Brenner BM, ed. Brenner and Rector''s The Kidney. 8ª ed. Philadelphia, Pa: Saunders Elsevier; 2007: cap. 23.
ADAM logo

A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles.

Este conteúdo ajudou você?
Sim Não