Varicocele: sintomas, tratamentos e causas

Visão Geral

O que é Varicocele?

Sinônimos: varizes do testículo, varizes do escroto

Varicocele é a dilatação das veias presentes dentro do escroto, a bolsa de pele solta abaixo do pênis que detém os testículos. Essa condição também é conhecida como varizes do testículo ou varizes do escroto, pois a dilatação das veias é muito parecida com a que acontece nas pernas, no caso das famosas varizes.

PUBLICIDADE

Causas

O cordão espermático é responsável por transportar o sangue para os testículos. As causas da varicocele ainda não são totalmente claras para a ciência, mas muitos especialistas acreditam que a varicocele se forma quando as válvulas de dentro das veias do cordão espermático impedem que o sangue flua adequadamente. Isso faz com que o sangue retroceda, causando inchaço e alargamento das veias. Esse é basicamente o mesmo processo que leva à formação de veias varicosas, ou varizes, muito comuns nas pernas.

Varicoceles, que se desenvolvem lentamente, ocorrem geralmente no lado esquerdo, provavelmente por causa da posição da veia testicular esquerda. No entanto, a varicocele em um só testículo pode afetar a produção de espermatozoides em ambos os testículos.

A aparição súbita de uma varicocele em homens mais velhos pode ser causada por um tumor renal, que também pode bloquear o fluxo sanguíneo.

Fatores de risco

A varicocele é mais comum na puberdade, mais exatamente em homens entre os 15 e os 25 anos, sendo a idade o único fator de risco que efetivamente contribui para o desenvolvimento do problema.

No entanto, pesquisas recentes indicam que o excesso de peso também pode estar relacionado à ocorrência de varicocele. Ainda não há comprovações científicas a respeito disso.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Sintomas

Sintomas de Varicocele

Homens com varicocele geralmente não manifestam sinais ou sintomas. Raramente há ocorrência de dor, que pode:

  • Variar de intensidade, sendo desde um leve desconforto a uma dor intensa
  • Aumentar com a prática de exercícios físicos
  • Piorar ao longo do dia
  • Melhorar se o homem deitar de costas.

Com o tempo, varicoceles podem aumentar de tamanho e tornar-se mais visíveis. Pode haver também atrofia testicular ou sinais de infertilidade.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Diagnóstico e Exames

Buscando ajuda médica

Por varicocele geralmente não causar sintomas, muitas vezes ela não requer tratamento. Varicoceles podem ser descobertas somente durante um exame de fertilidade ou durante um exame físico de rotina.

No entanto, se você sentir dor ou inchaço no seu escroto ou se estiver tendo problemas de fertilidade, procure assistência médica. Uma série de condições podem causar uma dor testicular ou escrotal, alguns dos quais requerem tratamento imediato.

Na consulta médica

Marque uma consulta com um urologista. No consultório, descreva seus sintomas detalhadamente e tire todas suas dúvidas sobre fertilidade e sobre possíveis causas de eventuais sintomas que você esteja sentindo.

O médico poderá lhe fazer algumas perguntas também. Veja alguns exemplos do que ele lhe perguntará e esteja preparado para responder:

  • Quando seus sintomas começaram?
  • Os sintomas são leves ou intensos?
  • Os sintomas são frequentes ou ocasionais?
  • Você tomou alguma medida para aliviar os sintomas? E funcionou?
  • Você está tendo problemas de fertilidade?
  • Você sente dores na região escrotal e nos testículos?

Diagnóstico de Varicocele

O urologista iniciará o processo de diagnóstico com um exame físico da região escrotal, que poderá revelar sinais de varicocele.

Se o exame físico for inconclusivo, o médico poderá pedir ao paciente que realize alguns exames específicos, como um ultrassom escrotal, por exemplo. Este teste, que utiliza ondas sonoras de alta frequência para criar imagens precisas das estruturas dentro do seu corpo, pode ser usado para eliminar possíveis outras causas para os sintomas.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Tratamento e Cuidados

Tratamento de Varicocele

Muitas vezes o tratamento para varicocele pode ser dispensado. No entanto, se o paciente estiver com dor e apresentar outros sintomas, como atrofia testicular ou infertilidade, ou se estiver pensando em técnicas de reprodução assistida, o paciente pode precisar ser submetido à reparação cirúrgica das varicoceles. O objetivo da cirurgia é lacrar as veias afetadas para redirecionar o fluxo de sangue para as veias normais. Em casos de infertilidade masculina, o tratamento de varicocele pode melhorar ou até mesmo sanar o problema, pois ajuda a melhorar a qualidade dos espermatozoides e aumenta sua produção também.

A reparação de varicoceles apresenta relativamente poucos riscos para o homem, os quais podem incluir:

  • Acúmulo de líquido em torno dos testículos (hidrocele)
  • Recorrência da varicocele
  • Danos a uma artéria.

Existem basicamente três tipos de reparo cirúrgico de varicocele. Veja:

  • Cirurgia aberta
  • Laparoscopia
  • Embolização percutânea.

Consulte seu médico para saber qual a melhor opção para o seu caso, se necessário.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Convivendo (prognóstico)

Convivendo/ Prognóstico

Se você manifestar sintomas decorrentes da varicocele, você pode fazer uso de medicamentos analgésicos para aliviar o desconforto e a dor.

Complicações possíveis

Varicocele pode levar a alguns outros problemas, como atrofia testicular e infertilidade permanente.

Expectativas

A varicocele é normalmente inofensiva e não exige tratamento. Se a cirurgia for necessária, a contagem de espermatozoides no esperma provavelmente melhorará, o que pode ajudar a sanar o problema da infertilidade. Na maioria dos casos, a atrofia testicular não melhora, a menos que a cirurgia seja feita no começo da adolescência – quando a varicocele é mais comum.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Prevenção

Prevenção

Não há como prevenir a ocorrência de varicocele.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Fontes e referências

  • Sociedade Brasileira de Urologia
  • Mayo Clinic