PUBLICIDADE

Zumbido no ouvido: tratamentos e causas

Visão Geral

O que é Zumbido no ouvido?

Zumbido é um som percebido nos ouvidos ou na cabeça na ausência de um estímulo sonoro do ambiente. Ou seja, ele se trata de uma percepção sonora sem uma fonte de som externa. O zumbido não é uma doença em si, na verdade é um sintoma de uma condição de saúde que afeta algum ponto da via auditiva.

PUBLICIDADE

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Com frequência, o zumbido é acompanhado de outros sintomas, como perda auditiva, tontura e intolerância a sons altos, que também refletem o estado dos ouvidos e prejudicam a vida de quem convive com o zumbido.

De acordo com a Associação de Pesquisa Interdisciplinar e Divulgação do Zumbido (APIDIZ) cerca de 40 milhões de brasileiros apresentam zumbido no ouvido, o que representa 19% da população do país.

Causas

Condições que levam ao zumbido podem ter origem no próprio sistema auditivo ou em outros sistemas que afetam o ouvido de forma indireta.

Os principais problemas originados no sistema auditivo são:

Doenças que tem origem em outros sistemas e que podem afetar o sistema auditivo estão abaixo relacionadas:

Outras situações frequentemente relacionadas ao zumbido:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Últimas perguntas sobre Zumbido no ouvido

Diagnóstico e Exames

Buscando ajuda médica

Na maioria dos casos, felizmente, não se trata de uma doença grave, mas é importante buscar a ajuda de um especialista para identificar os casos que necessitam de investigação mais aprofundada, por exemplo para descartar tumores. Alguns distúrbios metabólicos podem ter o zumbido como um dos seus sintomas iniciais, e a investigação fará o diagnóstico. Quanto mais precoce for o tratamento, melhor a resposta.

Procure um especialista se os zumbidos forem muito altos, persistentes ou se estiverem prejudicando suas atividades diárias.

Tratar a causa subjacente do zumbido pode ajudar a aliviar os sintomas e até fazê-lo desaparecer completamente.

Na consulta médica

Entre as especialidades que podem diagnosticar um zumbido no ouvido estão:

Estar preparado para a consulta pode facilitar o diagnóstico e otimizar o tempo. Dessa forma, você já pode chegar à consulta com algumas informações:

O médico provavelmente fará uma série de perguntas, tais como:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Tratamento e Cuidados

Medicamentos para Zumbido no ouvido

Um zumbido no ouvido pode ter diversas causas, de modo que o tratamento varia de acordo com o diagnóstico estabelecido pelo médico. Por isso, somente um especialista capacitado pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Os medicamentos mais comuns no tratamento de zumbidos no ouvido são:

Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Referências

Revisado por: Dra. Samanta Dall'Agnese, otorrinolaringologista - CRM 137576 SP

Ministério da Saúde

Clínica Mayo

Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia