Clearance de creatinina: exame avalia a função dos rins

Teste é um comparativo entre as dosagens de sangue e urina

O que é?

O clearance de creatinina é usado para avaliar a função dos rins. É usado para ajudar a diagnosticar disfunções renais. O exame é um comparativo entre a dosagem de creatinina no sangue e os níveis dessa substância na urina.

PUBLICIDADE

A creatinina é um resíduo produzido pela quebra de uma proteína chamada creatina fosfato. Essa proteína atua no funcionamento dos músculos, sendo obtida por meio dos alimentos ricos em proteína. Os músculos estão em constante atividade, e portanto consumindo creatina fosfato o tempo inteiro. Quando quebrada para ajudar no funcionamento muscular, a creatina fosfato produz um resíduo chamado creatinina, que é filtrado nos rins e excretado na urina. Aproximadamente 2% da creatina presente no corpo é convertida em creatinina todos os dias.

Quando os rins não estão funcionando bem a filtragem da creatinina é comprometida. Isso quer dizer que boa parte da creatinina produzida não será excretada na urina, permanecendo no sangue.


O exame de clearance de creatinina, portanto, mostra quanta creatinina está sendo produzida (sangue) e quanta creatinina está sendo excretada (urina). Isso ajuda a entender se a função renal está mesmo comprometida, uma vez que algumas pessoas podem apresentar níveis mais baixos ou mais altos de creatinina no sangue sem apresentar problemas na função - e os resultados da amostra de urina comprovam que a creatinina está sendo adequadamente filtrada.

Indicações

O clearance de creatinina ajuda a detectar a insuficiência renal em fases precoces. Por isso, o teste é indicado para pessoas que:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)
  • Têm histórico familiar ou pessoal que doença renal crônica
  • Têm doenças que aumentam o risco de problema renal, como diabetes, hipertensão, obesidade, rins policísticos, glomerulonefrite, infecções urinárias de repetição e cálculos renais de repetição
  • Fazem uso de medicamentos que alteram a função renal
  • Têm idade maior que 50 anos
  • São fumantes.

Outros sintomas e condições que podem justificar a triagem com exame de creatinina são:

  • Inchaços no corpo sem causa definida
  • Anemia sem causa aparente
  • Doenças cardíacas graves
  • Sangue na urina
  • Urina com espuma
  • Perda de peso não-intencional
  • Perda de apetite e fraqueza sem causa aparente
  • Crianças com problema de crescimento.

O clearance de creatinina é especialmente útil para pessoas que possuem dosagens de creatinina no sangue naturalmente acima ou abaixo dos valores de referências. Idosos, por exemplo, possuem menos massa muscular e por isso usam menos creatina fosfato, produzindo portanto menos creatinina. Nesses casos, um exame de sangue apenas pode apontar resultados dentro dos valores de referência erroneamente. Mas, se esse exame de sangue for comparado com as quantidades de creatinina que estão sendo excretadas na urina é possível fazer a média - uma vez que pessoas cujos rins não estão funcionando corretamente apresentarão uma quantidade ainda menor de creatinina na urina, indicando que ela não está sendo filtrada.

Contraindicações

Por ser um exame de sangue e urina comum, não há contraindicações expressas para a dosagem de creatinina.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Grávida pode fazer?

Mulheres durante a gravidez estão autorizadas a fazer o exame conforme orientação médica, não havendo contraindicação expressa. No entanto, pode ser que os resultados fiquem alterados - um pouco acima do normal - por conta da gravidez.

O clearance de creatinina não é um exame comumente pedido durante a gravidez, mas pode ser usado para acompanhar mulheres que já possuam uma doença renal pré-diagnosticada.

Preparo para o exame

Para o clearance de creatinina é necessário um jejum mínimo de três horas para a coleta de sangue. O ideal é não estar no período menstrual. Como a urina é coletada pelo próprio paciente em casa, é necessário fazer a retirada do material usado na coleta no laboratório ou hospital responsável.

O prazo máximo entre a coleta de sangue e a entrega da amostra de urina (ou vice-versa) é de 72 horas.

Também é importante dizer ao médico ou médica quais medicamentos você toma regularmente. Em alguns casos, pode ser necessário interromper o uso da medicação. Entretanto, não pare de ingerir qualquer medicamento sem autorização profissional.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Como é feito

Coleta da urina
O clearance de creatinina exige a coleta de urina durante 24 horas. Isso que dizer que a pessoa passará um dia urinando exclusivamente em uma jarra de plástico fornecida pelo laboratório ou hospital. Esse recipiente deve ser vedado e encaminhado para o hospital ou laboratório.

Como é necessária uma diferença de no máximo 72 horas entre a coleta da urina e do sangue, o paciente pode ser orientado a fazer a coleta da urina no dia anterior ao do exame de sangue. Dessa forma, o paciente comparece para retirada da amostra de sangue já com a urina coletada.


Coleta do sangue
Em um hospital ou laboratório, o exame de creatinina é realizado por um profissional de saúde da seguinte forma:

  • Com o paciente sentado, é amarrado um elástico em volta do seu braço para interromper o fluxo de sangue. Isso faz com que as veias fiquem mais largas, ajudando o profissional a acertar uma delas
  • O profissional faz a limpeza com álcool da área do braço a ser penetrada pela agulha
  • A agulha é inserida na veia. Esse procedimento pode ser feito mais de uma vez, até que o profissional de saúde acerte a veia e consiga retirar o sangue
  • O sangue coletado na seringa e colocado em um tubo
  • O elástico é removido e uma gaze é colocada no local em que o profissional de saúde inseriu a agulha, para impedir qualquer sangramento. Ele ou ela pode fazer pressão sobre a bandagem para estancar o sangue
  • Uma bandagem é colocada no local.

Tempo de duração do exame

O exame de sangue leva poucos minutos para ser realizado, podendo demorar mais nos casos em que o profissional de saúde tem dificuldade para acertar a veia coletar o sangue.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Já o exame de urina exige a coleta de um dia inteiro (24 horas).

Recomendações pós-exame

Não há nenhuma recomendação especial após o exame. O paciente pode fazer suas atividades normalmente. Como é necessário fazer um jejum de pelo três horas, o paciente poderá se alimentar após a coleta.

Periodicidade do exame

Não há uma periodicidade para se realizar o clearance de creatinina. Tudo dependerá das orientações do médico e da presença ou ausência de doenças que devem ser acompanhadas pelo exame, como insuficiência renal crônica.

Riscos

Os riscos envolvidos na realização do clearance de creatinina são extremamente raros. No máximo, pode haver um hematoma no local em que o sangue foi retirado. Em alguns casos, a veia pode ficar inchada após a amostra de sangue ser recolhida (flebite), mas isso pode ser revertido fazendo uma compressa várias vezes ao dia.

Pessoas que utilizam medicamentos anticoagulantes ou tem problemas de coagulação podem sofrer com um sangramento contínuo após a coleta. Nesses casos, é importante informar o profissional de saúde do problema antes da coleta.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

A coleta da urina pode ser desconfortável, já que a pessoa precisa urinar no recipiente durante um dia inteiro. Entretanto, também não há riscos envolvidos.

Resultados

Os resultados ficam prontos em alguns dias e mostram a média de depuração da creatinina. Isso quer dizer que é feito um cálculo com base nas dosagens de sangue e de urina, mostrando a quantidade de creatinina que os rins são capazes de filtrar por minuto.

Os valores normais para clearance de creatinina podem fazer conforme o laboratório ou hospital. Converse com seu médico ou médica sobre quaisquer aspectos específicos do exame.

  • Crianças: 70
  • 140 mL/min/1,73 m2
  • Homem: 85
  • 125 mL/min/1,73 m2
  • Mulher: 75
  • 115 mL/min/1,73 m2.
NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Resultados anormais

Qualquer doença ou condição que afeta os glomérulos pode diminuir a capacidade dos rins de limpar creatinina e outros resíduos do sangue. Quando isto ocorre, a depuração de creatinina fica comprometida, aumentando os níveis da substância presentes no sangue e reduzindo as quantidades que deveriam ser encontradas na urina.

Quanto menos eficaz é a filtração renal, menor é o resultado do clearance. Uma creatinina que não está sendo corretamente filtrada pelos rins pode indicar algumas doenças e condições:

  • Trato urinário bloqueado
  • Infecção nos rins
  • Insuficiência renal
  • Desidratação
  • Alterações musculares, como rabdomiólise.

A taxa de depuração da creatinina também pode ficar mais baixa do que o normal quando há diminuição do fluxo sanguíneo para os rins. Nesses casos, o resultado pode indicar problemas como insuficiência cardíaca congestiva e insuficiência renal aguda ou crônica.

Um clearance de creatinina elevado pode ocasionalmente ser visto durante a gravidez e em pessoas que fazem exercício em excesso e/ou dietas ricas em carne vermelha. Entretanto, este exame não é normalmente usado para monitorar essas condições.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

O que pode afetar o resultado do teste?

As taxas de depuração de creatinina tendem a cair com o passar dos anos, uma vez que a capacidade dos rins de filtrar o sangue diminui.

Certos fármacos podem diminuir a depuração da creatinina. Pessoas que possuem apenas um dos rins funcionando geralmente apresentam taxas de depuração normais, porque o rim funcional vai compensar a falta do outro órgão, aumentando sua taxa de filtração.

Referências

Nairo Sumita, assessor médico na área de bioquímica clínica do Fleury Medicina e Saúde

National Kidney Foundation - organização sem fins lucrativos dos Estados Unidos, cuja missão é prevenir e tratar doenças renais, promovendo saúde e qualidade de vida para pacientes e familiares afetados por essa condição.

Clínica Mayo - organização sem fins lucrativos dos Estados Unidos que reúne conteúdos sobre doenças, sintomas, exames médicos, medicamentos, entre outros.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)
Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.