Cortisol: exame de urina leva 24 horas para ser realizado

Doenças podem causar produção exagerada ou deficiente deste hormônio

O que é?

O exame de cortisol na urina é feito para medir o nível deste hormônio. O cortisol desempenha um papel no metabolismo das proteínas, lipídeos e hidratos de carbono. Ela afeta os níveis de glicose no sangue, ajuda a manter a pressão arterial e ajuda a regular o sistema imunológico. O hormônio está circulante no sangue e parte é excretada na urina.

PUBLICIDADE

O cortisol é produzido e secretado pelas glândulas suprarrenais, dois órgãos triangulares que ficam em cima dos rins. A produção do hormônio é regulada pela glândula pituitária, um pequeno órgão localizado abaixo do cérebro. Quando o nível de cortisol no sangue cai, o corpo começa a produzir ACTH (hormônio adrenocorticotrófico). O ACTH estimula as glândulas suprarrenais adrenais a produzir e liberar cortisol. Dessa forma, é comum pedir o exame de cortisol juntamente com o de ACTH.

Normalmente, os níveis de cortisol aumentam quando ACTH está baixo e caem quando ACTH está alto. Condições que afetam a hipófise ou glândulas suprarrenais podem aumentar ou diminuir a quantidade de ACTH e cortisol que as glândulas produzem, interferindo na sua regulamentação.


Indicações

O teste é feito para verificar se a produção de cortisol está elevada ou reduzida no corpo. Doenças como a síndrome de Cushing e doença de Addison podem levar à produção exagerada ou diminuída de cortisol. Medir o nível de cortisol na urina pode ajudar a diagnosticar essas condições.

Produção elevada de cortisol causa sintomas relacionados à síndrome de Cushing, tais como:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

A falta de cortisol também pode justificar o exame. Doenças relacionadas a baixos níveis de cortisol são insuficiência suprarrenal e doença de Addison. Sintomas comuns são:

Contraindicações

Por ser um exame de urina comum, não há contraindicações expressas para a dosagem de cortisol na urina. No entanto, o médico ou médica irá dizer se você pode ou não fazer o exame.

Grávida pode fazer?

Mulheres durante a gravidez estão autorizadas a fazer o exame conforme orientação médica, não havendo contraindicações. No entanto, os resultados podem ficar alterados por conta das mudanças hormonais típicas da gestação. Geralmente, o nível de cortisol sobe durante a gravidez.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Preparo para o exame

Para o exame de cortisol na urina não é necessário jejum. Para mulheres, o ideal é não fazer a coleta durante a menstruação.

Também é importante dizer ao médico ou médica quais medicamentos você toma regularmente, incluindo suplementos alimentares. Em alguns casos, pode ser necessário interromper o uso da medicação. Entretanto, não pare de ingerir qualquer medicamento sem autorização profissional.

Como é feito

O exame de cortisol na urina normalmente é realizado em uma amostra de toda a urina produzida num período de 24 horas. A coleta de urina de 24 horas é feita da seguinte maneira:

  • Você retira o material para coleta em um laboratório ou hospital, de preferência o mesmo para o qual você entregará a amostra depois
  • Ao acordar de manhã, esvazie a bexiga, mas não salve esta urina. Anote o horário que você urinou para marcar o início do seu período de coleta de 24 horas
  • Durante as próximas 24 horas, você recolhe toda a sua urina. O consultório médico ou laboratório normalmente irá fornecer-lhe com um grande recipiente que contém cerca de 4 litros. O recipiente tem uma pequena quantidade de conservante nele. O ideal é urinar em um recipiente pequeno e limpo para, em seguida, despejar a urina no galão. Não toque no interior do recipiente com os dedos
  • Mantenha o recipiente grande na geladeira
  • Esvaziar a bexiga pela última vez o mais perto possível do fim das 24 horas. Adicione a urina ao recipiente e registre o tempo
  • Não deixe cair papel higiênico, pelos pubianos, fezes, sangue menstrual ou outros materiais estranhos na amostra de urina.

Tempo de duração do exame

O exame de cortisol na urina leva 24 horas para ser realizado, uma vez que deve ser recolhida toda a urina desse período.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Recomendações pós-exame

Não há nenhuma recomendação especial após o exame. O paciente pode fazer suas atividades normalmente.

Periodicidade do exame

Não há uma periodicidade para se realizar um exame de cortisol. Tudo dependerá das orientações do médico e da presença ou ausência de doenças que devem ser acompanhadas pelo exame.

Riscos

Não há qualquer risco envolvido na realização do exame de cortisol na urina.

Resultados

Os resultados do exame costumam ficar disponíveis em alguns dias. A interpretação do exame cortisol na urina depende da razão pelo qual foi requerido. Por isso é importante conversar com o médico ou médica para tirar qualquer dúvida.

Resultados normais

Os níveis de cortisol são medidos em micrograma (µg) por amostra de urina (24h): Valores normais para cortisol livre urinário são:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)
  • Masculino: 4,2 a 60,0 µg/24h
  • Feminino: 3,0 a 43,0 µg/24h.

Resultados anormais

Valores de cortisol acima do normal na urina podem indicar:

Baixos níveis de cortisol na urina podem indicar:

  • Doença de Addison
  • Infecção que afeta as glândulas suprarrenais
  • Problemas com a glândula pituitária que afetam as glândulas suprarrenais, como câncer ou um ferimento na cabeça
  • Hipopituitarismo, em que a glândula pituitária não sinaliza a glândula adrenal para a produção de cortisol suficiente
  • Repressão da hipófise ou função adrenal por medicamentos glicocorticoides.
NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

O que pode afetar o resultado do teste

As seguintes situações podem alterar os resultados do teste de ACTH:

O que pode afetar o resultado do teste

As seguintes situações podem alterar os resultados do teste de ACTH:

  • Medicamentos que afetam a produção de cortisol ou de ACTH
  • Gravidez, que tende a deixar os níveis de cortisol mais altos
  • Hipoglicemia
  • Estresse físico ou emocional
  • Não recolher exatamente 24 horas de urina.

Referências

LabTestsOnline - site projetado para ajudar pacientes e cuidadores a entender os muitos testes de laboratório que podem ser pedidos pelos médicos. O site é produzido pela AACC, uma organização profissional científica e médica global dedicada a ciência de laboratório clínico e sua aplicação aos cuidados de saúde.

MedlinePlus - enciclopédia médica do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, com base na Biblioteca Nacional de Medicina. Traz informações sobre doenças, condições e questões de bem-estar.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)
Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.