PUBLICIDADE

Oxandrolona: descubra se emagrece e os efeitos colaterais

Medicamento é muito usado para o ganho de massa muscular, mas especialistas alertam para os riscos desse uso

Desenvolvida na década de 60 com o nome de ANAVAR, a oxandrolona era usada como um medicamento para infertilidade masculina. Posteriormente passou a ser utilizada para o tratamento da hepatite, para estímulo de crescimento, no tratamento de osteoporose, na recuperação de tecido com queimaduras e, atualmente, é muito buscada para o aumento de massa muscular. (3)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O que é oxandrolona?

A oxandrolona é um composto sintético derivado da testosterona, consumido na forma de cápsulas ou comprimidos. Seu uso mais recorrente é como opção para o tratamento injetável de reposição de testosterona para o tratamento de condições clínicas que levam ao déficit da mesma, ou seja, doenças que acarretam testosterona baixa e sintomas relacionados. (1)

Indicação da oxandrolona

A oxandrolona não deve ser usada para fins estéticos. A prescrição médica desse ativo é voltada para doenças crônicas e pacientes críticos que apresentem perda muscular por doenças consuptivas (perda involuntária de peso), como desnutrição, tumores malignos, AIDS e queimaduras graves, por exemplo. (1)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Oxandrolona no ganho de massa muscular

A oxandrolona tem efeito similar ao da testosterona e faz parte do grupo dos chamados esteróides anabolizantes. Esse tipo de medicamento é produzido sinteticamente a partir da mudança de uma ou mais ligações químicas na molécula de testosterona.

Foi desenvolvida para aumentar o anabolismo muscular, portanto, aumentar a massa muscular sem os efeitos masculinizantes da testosterona. Vale definir aqui anabolismo: é um conjunto de processos do nosso corpo responsável por sintetizar as substâncias mais complexas a partir de outras mais simples.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Ela oferece esse efeito por atuar diretamente nos receptores dos músculos, estimulando seu desenvolvimento celular, principalmente quando associada à uma dieta hipercalórica e atividade física.

No caso do músculo, ocorre a síntese da fibra muscular a partir de moléculas simples da digestão de açúcares e gorduras. Ao agir direto na fibra muscular, ela aumenta a síntese proteica e, consequentemente, age no aumento da massa muscular. Porém, apesar de seu efeito anabólico e sua capacidade de melhorar a força muscular, a oxandrolona não foi criada para esse propósito e não deve ser usada para performance esportiva. (1, 2)

Oxandrolona emagrece?

Nos últimos tempos, criou-se um mito sobre oxandrolona emagrecer. O remédio, no entanto, não contribui diretamente com a perda de peso, mas sim para o aumento do apetite. Porém, como ele também ajuda a aumentar a intensidade nos treinos, essa equação acaba equilibrada, facilitando a perda de peso. O que a oxandrolona faz é proporcionar uma mudança da composição corporal, auxiliando o ganho de massa magra, que, por sua vez, ajuda a eliminar a gordura.

O emagrecimento pode ocorrer como consequência, uma vez que o paciente que tem indicação do uso terá benefício na força e nos treinos de explosão. Entretanto, como dito anteriormente, esse remédio não deve ser prescrito para essa finalidade. (1, 2, 3)

Efeitos da oxandrolona

O principal efeito em ambos os sexos é o ganho de massa muscular e diminuição de gordura. Nos homens, especificamente, a vantagem em relação a testosterona é não causar ginecomastia (aumento de mamas), pois não ocorre a atividade enzimática que converte a testosterona em estradiol (hormônio feminino).

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Além disso, tanto nos homens quanto nas mulheres, a oxandrolona tende a promover efeitos anabolizantes, apresentando aumento de massa muscular e redução do percentual de gordura, melhora de sintomas como fadiga e baixa libido. Esses seriam os efeitos positivos do tratamento quando indicado corretamente. (1, 2, 3)

Riscos e efeitos colaterais da oxandrolona

Os riscos da oxandrolona estão relacionados, principalmente, ao consumo de doses elevadas e uso prolongado. São eles:

Oxandrolona pode ser prescrita para ganho de massa?

Apesar de alguns médicos prescreverem a oxandrolona para o ganho de massa para pacientes sem indicação clínica, vale lembrar que o Conselho Federal de Medicina não aprova o uso da mesma para fins estéticos.

A prescrição da oxandrolona está autorizada para pacientes com doenças crônicas e pacientes críticos que apresentem perda muscular por alguma doença. O uso recreativo da oxandrolona também não está autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). (1, 3)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Contraindicações

Referências

(1) Elaine Frade Costa, especialista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP)

(2) Leonardo Motta, endocrinologista e nutrólogo da All Clinik

(3) Elaine Ferraz, nutróloga