Disfunção erétil: entenda o problema

SÉRIE DISFUNÇÃO ERÉTIL

POR ADRIANE ZIMERER - PUBLICADO EM 15/08/2011

Disfunção erétil: entenda o problema

Estima-se que 50% dos homens com mais de 40 anos de idade sofrem com o quadro

1 de 3

Disfunção erétil é algo muito mais comum do que se pensa, dizem os médicos
Pelo menos 50% dos homens com mais de 40 anos de idade sofrem com o problema, mas apenas uma pequena parte deles procura ajuda.

No passado, era chamada de impotência, mas a disfunção erétil é, hoje, considerada um problema comum. Acontece quando o homem não consegue manter ou atingir a ereção suficiente para ter uma relação sexual.

Ao contrário do que parece, a ereção não é causada pela contração muscular, mas sim pelo relaxamento. Tudo acontece a partir de um estímulo sexual, que pode acontecer através dos sentidos, como o tato e a visão. O cérebro percebe esta incitação e envia informações para que a musculatura peniana relaxe, fazendo com que o órgão se encha de sangue. Junto a isso, as veias internas são comprimidas para evitar a saída dele. Qualquer falha nesta reação pode ocasionar a disfunção erétil.

Causas da disfunção erétil

Como causas do problema, fatores físicos e psicológicos podem estar envolvidos. Entre os físicos estão o diabetes, o tabagismo, a hipertensão, doenças neurológicas e consumo de álcool e drogas.

Os pacientes que não apresentam problemas físicos que possam impedir a ereção, geralmente podem apresentar ereções durante o sono ou quando acordam pela manhã. Alguns motivos para que o problema aconteça são: estresse, ansiedade, preocupações com o desempenho sexual, problemas de relacionamento, depressão e, até mesmo, dúvida sobre a orientação sexual.

Tratamento

Hoje, a maioria dos casos tem solução. Os tratamentos podem ter como base a psicoterapia associada, ou não, a remédios. Tudo depende do diagnóstico do paciente. Buscar o tratamento ideal ao seu caso é essencial no caso da disfunção. Não tenha vergonha de buscar ajuda. O problema pode afetar não apenas a sua qualidade de vida, mas também o da sua companheira.

Todos os vídeos da série