Micose de unha pode surgir por equipamentos usados em salões de beleza

SÉRIE CUIDADOS COM AS UNHAS

POR ADRIANE ZIMERER - ATUALIZADO EM 26/08/2013

Descolamento e manchas brancas são os principais sintomas do problema

3 de 6

Você sabe como se pega micose nas unhas? Aquelas infecções que aparecem e causam um tremendo desconforto nos pés e nas mãos? Hoje vamos dar dicas importantes de como lidar com o problema.

As micoses aparecem quando fungos entram em contato conosco e encontram situações propícias para se desenvolverem. E com as unhas não poderia ser diferente.

A dermatologista Isabel Martinez explica que a micose de unha pode ser adquirida fazendo unha em alguns locais e também com pré-disposição, ou seja, você precisa ter uma baixa de imunidade.

Locais úmidos e aquecidos são os preferidos pelos fungos. Por isso, a maioria das micoses nas unhas acontece nos pés. As principais manifestações são o descolamento, acúmulo de uma espécie de massinha embaixo dela, aumento da espessura e deformação. Com sinais como esses, é recomendado procurar uma dermatologistas que, através de exames como o de raspagem, conseguem detectar a presença de um fungo.

O tratamento da micose nas unhas vai depender do quanto a unha está comprometida e tende a ser demorado. Podem ser sob a forma de cremes, esmaltes ou até medicamentos de via oral. A ajuda de um podólogo também pode ajudar. A podóloga Carla Freitas conta que o profissional vai preparar a unha para que ela receba o medicamento. Ou seja, só a limpeza não resolve o problema. É preciso que o dermatologista receite o tratamento mais adequado.

As principais vítimas das micoses nas unhas são as mulheres, já que, por usarem sapatos abertos, podem entrar em contato com fungos mais facilmente. Salões de beleza também podem representar um problema. Por isso, para evitar a infecção, a dermatologista recomenda que se vá apenas em locais que utilizem materiais descartáveis ou esterilizados.

Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.
Este conteúdo ajudou você?
Sim Não