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Oleaginosas ajudam na dieta e fazem bem à saúde

Aposte nos benefícios das oleaginosas em seu plano de emagrecimento

Você as conhece. Castanhas, nozes, amêndoas, pistache e avelãs fazem sucesso como petiscos do chope, estão presentes nas ceias de Natal e servem de complemento para diversos pratos. Se estas delícias, chamadas de frutas e sementes oleaginosas, estão fora de sua dieta por causa das calorias é hora de rever seus planos de emagrecimento: elas podem ajudar na luta contra a balança e ainda fazem bem para a saúde.

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Apesar de serem calóricas, possuem diversos nutrientes e fazem muito bem ao organismo. Veja as qualidades de cada uma delas:

Castanha-do-pará

Castanhas-do-pará - Foto Getty Images
Castanhas-do-pará - Foto Getty Images

É rica em ômega 3, magnésio e selênio, poderosos antioxidantes. Ajuda a equilibrar os níveis de colesterol, previne diabetes, Mal de Alzheimer, doenças cardíacas e melhora a função cardiovascular. Consumo diário: de 2 a 3 unidades.

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Castanha de caju

castanhas de caju - Foto Getty Images
castanhas de caju - Foto Getty Images

Fonte de zinco, proteínas, vitamina E e gorduras insaturadas. Potencializa a produção de glóbulos brancos, reduz o colesterol ruim (LDL) e mantém os níveis do colesterol bom (HDL). Consumo diário: 3 unidades.

Amêndoas

Pote de vidro com amêndoas dentro - Foto Getty Images
Pote de vidro com amêndoas dentro - Foto Getty Images

Têm alta concentração de potássio, fibras, cálcio, vitamina E e gordura monoinsaturada. Também é uma potente fonte de proteína. Possui poucas calorias se comparada a outras oleaginosas. Consumo diário: 10 a 12 unidades.

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Avelãs

Quatro avelãs - Foto Getty Images
Quatro avelãs - Foto Getty Images

Possui grande concentração de gordura monoinsaturada, o que ajuda a afastar doenças cardíacas. Também é uma excelente fonte de cálcio, eficiente na prevenção da osteoporose. Consumo diário: Até 10 unidades

Nozes

Nozes - Foto Getty Images
Nozes - Foto Getty Images

A vitamina E é um dos maiores destaques. Também é rica em zinco, magnésio, vitaminas do complexo B e potássio. Previne contra diversos tipos de câncer, controla a pressão arterial e diminui a vontade de comer doce. Consumo diário: Até 5 unidades.