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Faça dieta sem abandonar a sobremesa

Nutricionistas ensinam truques para você comer doces tirando o melhor proveito deles

Tudo vai bem na dieta até a hora da sobremesa: recusar um docinho é tarefa quase impossível para muita gente - e, com isso,o esforço de semanas inteiras vai por água abaixo. "Os doces podem entrar na dieta. Mas, para que a alimentação continue saudável, é preciso dar atenção ao número de calorias de cada porção e à quantidade que você vai consumir", afirma a nutricionista Amanda Epifanio, do Centro Integrado de Terapia Nutricional (Citen).

Se você não faz idéia do que é possível fazer para deixar sua sobremesa mais saudável, sem perder a o sabor, confira as sugestões de especialistas no assunto. Elas vão adoçar o seu paladar, sem deixar nenhum gostinho de culpa pairando no horizonte.

Calda de sorvete pronta x calda de frutas

Calda de sorvete - Foto Getty Images
Calda de sorvete - Foto Getty Images

A calda de frutas, sem adição de açúcar, tem 70% menos calorias do que a versão pronta, industrializada. "Se houver a adição de açúcar no preparo, ela tende a somar metade do teor calórico do alimento industrializado", afirma a nutricionista do Citen. Outra vantagem é o fato de a calda caseira não conter aditivos e/ou conservantes e apresentar nutrientes e vitaminas, ao contrário da calda que contém apenas açúcares.

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Chocolate branco x chocolate meio amargo

Chocolate branco - Foto Getty Images
Chocolate branco - Foto Getty Images

Embora as calorias do chocolate branco e do chocolate meio amargo sejam praticamente equivalentes, há diversos motivos para consumir a segunda opção. "O chocolate com 70% de cacau tem antioxidantes, substâncias que combatem o envelhecimento precoce e diminuem o risco de doenças crônicas e cardiovasculares", afirma Amanda. Segundo ela, 100g de chocolate branco contêm 35g de gordura, 50g de carboidrato e 10g de proteína. Vale lembrar, entretanto, que saudável é o cacau, não o chocolate.

Leite condensado x suco de laranja

Leite condensado - Foto Getty Images
Leite condensado - Foto Getty Images

A salada de frutas é uma sobremesa extremamente saudável, pois une vitaminas e nutrientes de diversos alimentos. O problema é que o complemento desse mix de frutas pode arruinar as calorias totais do prato, como é o caso do leite condensado. "Apenas 100 ml contêm 328 kcal. A mesma quantidade de suco de laranja, por sua vez, contém somente 48 kcal e também deixa a sobremesa deliciosa", alerta a nutricionista Amanda. Embora o leite condensado seja fonte de cálcio, o teor de açúcar da iguaria não compensa a ingestão. Já o suco de laranja, é rico em vitamina C, vitaminas do complexo B e micronutrientes, como magnésio e fósforo.

Granulado x oleaginosas

Granulado - Foto Getty Images
Granulado - Foto Getty Images

As sementes oleaginosas são mais calóricas do que o granulado, mas seu valor nutricional é muito superior e, por isso, elas são mais recomendadas para se colocar em um sorvete, por exemplo, explica a nutricionista Cátia Medeiros, da clínica Espaço Nutrição. Enquanto 100g de granulado contêm 436 kcal, 100g de castanha do Pará, por exemplo, contêm 699 kcal. "Por outro lado, elas são fonte de importantes gorduras, promovem a sensação de saciedade, podem auxiliar na perda de peso e ainda estimulam a memória", afirma.

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Chantilly x iogurte

morango com Chantilly - Foto Getty Images
morango com Chantilly - Foto Getty Images

A dupla clássica morango com chantilly pode ser bastante gostosa, mas tem um valor calórico altíssimo. "Uma porção de 100g de chantilly contêm 315 kcal", aponta Cátia. Em vez dessa combinação, que tal um iogurte natural light? "Um potinho de iogurte natural contém 76 kcal. Já o natural desnatado, apenas 42 kcal", esclarece. Além disso, o iogurte é uma das principais fontes de cálcio da alimentação e tem um papel importante no funcionamento intestinal.

Brigadeiro x doce de uva

Brigadeiro - Foto Getty Images
Brigadeiro - Foto Getty Images

"A diferença calórica entre o brigadeiro tradicional e o doce de uva, em que a fruta fica envolvida pelo leite condensado, se dá em decorrência da porção", afirma a nutricionista Cátia. São dois benefícios: você pode comer um docinho e ainda acrescentar mais uma fruta na dieta - pode ser uva, morango ou outra de que você goste.

Frutas são sempre a melhor sobremesa

Frutas - Foto Getty Images
Frutas - Foto Getty Images

"As frutas são indicadas como sobremesa devido ao seu valor nutritivo e ao baixo teor calórico que apresentam", explica Amanda Epifanio. Elas também são ótimas fontes de fibras e podem até facilitar a digestão, caso do mamão. Algumas frutas também contribuem para a melhor absorção dos nutrientes: é o caso da laranja, fonte de vitamina C, que ajuda absorção do ferro. Em média, uma porção de fruta não ultrapassa 60 kcal.

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