PUBLICIDADE

Refrigerantes podem favorecer artrite reumatoide em mulheres

Estudo mostra que ingerir bebida uma ou mais vezes por dia já aumenta o risco

Mulheres que bebem um ou mais refrigerantes açucarados por dia podem aumentar o seu risco de sofrer com a artrite reumatoide, de acordo com um novo estudo feito na Universidade de Harvard (EUA) e financiado pelo National Institutes of Health. Os resultados foram apresentados no American College of Rheumatology, que aconteceu entre 28 de outubro e 01 de novembro. O trabalho, entretanto, não estabelece uma relação de causa e efeito, sendo necessárias mais pesquisas para comprovar a relação.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

A equipe analisou dados de dois grandes estudos de enfermeiros, que avaliaram dietas e outros aspectos da vida dos participantes por décadas. Eles olharam para a dieta e outras informações de saúde de cerca de 173 mil mulheres em dois períodos de tempo diferentes. A cada quatro anos, as mulheres relataram quantas bebidas açucaradas bebiam. Isto incluiu refrigerantes à base de cola com açúcar, refrigerantes sem cafeína e refrigerantes que não eram de cola. Refrigerantes diet não foram incluídos.

Durante os períodos estudados, 883 mulheres foram diagnosticadas com artrite reumatoide. Os autores descobriram que aquelas que bebiam uma ou mais bebidas adoçadas com açúcar por dia, em comparação com aquelas que não beberam ou fizeram a ingestão menos de uma vez por mês, tiveram um maior risco de desenvolver artrite reumatoide.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Segundo os cientistas, a forma como o estudo foi feito tem limitações, pois as pessoas muitas vezes não se lembram com precisão o que comiam ou bebiam no passado. O próximo passo é detalhar fatores de risco genéticos e ambientais e levá-los em conta nos estudo futuros. Estes resultados devem ser considerados preliminares, pois ainda não foram revisados e publicados. A relação encontrada no estudo não significa que refrigerantes causam artrite reumatoide, afirmam os pesquisadores, apenas mostras que beber refrigerantes pode refletir em outros hábitos de vida conhecidas para aumentar o risco da doença, como tabagismo.

Adote uma dieta poderosa contra artrite

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Bastante chata, a artrite ainda não tem cura. O incômodo para se movimentar, que começa suave e vai se agravando até tornar um martírio o esforço para pegar um livro na estante ou se levantar de uma cadeira, é causado pela inflamação das articulações. "Em geral, o problema surge associado a traumas, desgastes, distúrbios autoimunes ou infecções", explica o reumatologista Geraldo Castelar, presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR). O acompanhamento médico e a adesão aos cuidados, no entanto, permitem ao paciente levar uma vida normal, sem dores ou limitações físicas. O cenário ideal inclui diagnóstico precoce, prática de exercícios físicos leves ou de fisioterapia em casos menos agudos e alguns ajustes na dieta. "O principal deles é o consumo de alimentos fontes de ômega-3, ácido graxo com ação anti-inflamatória", afirma o médico. Veja como deixar suas refeições mais nutritivas e proteger seu organismo contra os sintomas doloridos da artrite reumatóide.

Peixes oleosos de água fria

Salmão - Foto Getty Images
Salmão - Foto Getty Images

Peixes como atum, sardinha e salmão são ótimas fontes de ácidos graxos poliinsaturados ômega-3, que impedem um processo de conversão de nutrientes no organismo responsável por originar inflamações. "O alimento também funciona como um grande aliado no controle do colesterol, na regeneração dos tecidos, na prevenção de doenças cardiovasculares e até na amenização dos sintomas da TPM e da menopausa", afirma a nutricionista Daniela Cyrulin, da Nutri & Consult.

Recomendação de consumo: um filé de 200g duas vezes por semana

Óleo de canola

Óleo de canola - Foto Getty Images
Óleo de canola - Foto Getty Images

Além do ômega-3, o óleo de canola também é fonte dos ácidos graxos ômega-6, sendo benéfico na prevenção de doenças do coração e na a manutenção da pressão. "Também está presente em sua composição a vitamina E, antioxidante que combate radicais livres, prevenindo contra o envelhecimento precoce e o aparecimento de doenças degenerativas, como câncer", afirma a nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional.

Recomendação de consumo: de uma a duas colheres por dia

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Óleo de Soja

Soja - Foto Getty Images
Soja - Foto Getty Images

O óleo de soja, assim como os demais óleos vegetais, é um alimento rico em gorduras poliinsaturadas, como ômega-3 e ômega-6, e uma importante fonte da vitamina E. "Ele atua na prevenção de doenças cardiovasculares, no bom funcionamento do sistema nervoso imune e no combate a radicais livres", afirma Daniela Cyrulin. Esse tipo de óleo também possui ação anti-inflamatória e ajuda a regular os níveis de colesterol no organismo.

Recomendação de consumo: de uma a duas colheres por dia

Azeite de oliva

Azeite de oliva - Foto Getty Images
Azeite de oliva - Foto Getty Images

Toque final na preparação de saladas ou até de uma deliciosa pizza, o azeite de oliva é um alimento importantíssimo para a saúde, graças aos ácidos graxos ômega-3, aos polifenois, a vitamina E e ao beta-caroteno nele presentes. "O óleo tem função anti-inflamatória e antioxidante, pois preserva as células, evitando a deterioração delas", aponta Roseli Rossi.

Recomendação de consumo: de uma a duas colheres por dia

Rúcula

Rúcula - Foto Getty Images
Rúcula - Foto Getty Images

"As folhas verde-escuro da rúcula são fonte riquíssima de ômega-3 e das vitaminas A e C, potentes antioxidantes que combatem radicais livres", pontua a nutricionista Roseli. Já outros nutrientes, como potássio e ferro, são importantes para regular o equilíbrio hídrico no organismo e para a formação de células sanguíneas (hemoglobina).

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Recomendação de consumo: um prato de sobremesa por dia

Espinafre

Espinafre - Foto Getty Images
Espinafre - Foto Getty Images

O espinafre é um alimento altamente nutritivo, oferecendo em sua composição as vitaminas A, C e E, além de nutrientes como ômega-3, cálcio, ferro, potássio, bioflavonoides e carotenoides, explica a nutricionista Daniela. Suas propriedades antioxidantes previnem alguns tipos de câncer, em especial o de pulmão e o de próstata. Outros dois elementos bastante importantes são o ácido fólico, que combate a anemia, e a luteína, que fortalece o sistema imunológico, evitando problemas como a degeneração macular.

Recomendação de consumo: de duas a três colheres de sopa por dia

Linhaça

Óleo de linhaça - Foto Getty Images
Óleo de linhaça - Foto Getty Images

"Rica em ácidos graxos essenciais, vitamina E e fibras, a linhaça é um alimento que proporciona maior fluidez sanguínea, reduz o colesterol ruim, evita a formação de placas de gorduras das artérias e promove efeitos anti-inflamatórios no organismo", afirma Roseli. A semente também melhora o funcionamento do sistema digestivo e ameniza os sintomas da TPM e da menopausa.

Recomendação de consumo: de uma a três colheres de sopa por dia

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Chia

Chia - Foto Getty Images
Chia - Foto Getty Images

"Semente da vez, originária do sul do México, a chia é uma ótima fonte de ômega-3, ferro, magnésio e cálcio", explica Daniela Cyrulin. Seja em óleo, farinha ou grão, o alimento promove a sensação de saciedade, previne contra doenças cardiovasculares, ajuda na manutenção da massa muscular, reforça o sistema imunológico e ainda tem efeito antiinflamatório no organismo.

Recomendação de consumo: de duas a três colheres de sopa por dia