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Sardinha: o peixe que cai bem no patê, no forno e no molho da massa

Tem alto valor nutritivo e pesa pouco no seu bolso

Ela é gostosa até quando é enlatada e dá para comer inclusive na hora do lanchinho na forma de um bom patê light. A carne é escura e pode ser preparada assada, grelhada ou como escabeche (molho ou conserva de temperos refogados, aos quais se adiciona vinagre e que serve para conservar peixes e carnes).

Popular e de baixo custo, a sardinha é altamente nutritiva . Ela carrega um importante tipo de gordura: a Ômega-3, que promove uma limpeza nas artérias, afastando os riscos de doenças cardiovasculares.

"A sardinha é também um alimento de fácil digestão e uma excelente fonte de minerais e vitaminas A e D, que se mantêm íntegras na conserva", explica a nutricionista, Patrícia Bertolucci, da PB Consultoria em Nutrição, de São Paulo.

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Como preparar: assada, em molhos, saladas, canapés.

Fotos: Getty Images
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Preço/kg: R$ 4

Valor Nutricional (100 gramas)

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Valor calórico 134,9 kcal

Proteínas 31,61 g

Carboidratos 0 g

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Gorduras 0,95 g

Sardinha ao forno com batata, cebola e tomate

Rendimento: 4 pessoas

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Valor Nutricional da receita (por pessoa)

Valor calórico 251 kcal

Proteínas 28 g

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Carboidratos 13 g

Gorduras 13 g

Ingredientes

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4 batatas médias cozidas com sal e fatiadas

400 g de sardinha abertas, temperadas com pimenta-do-reino e limão

1 cebola fatiada

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3 tomates picados

Sal e orégano a gosto

½ xícara de cheiro verde picados

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4 colheres (sopa) de azeite

Modo de Preparo

Forre uma forma refrataria com as batatas fatiadas, faça uma camada com as sardinhas abertas, depois a cebola fatiada, os tomates picados, salpique um pouco de sal, orégano e cheiro verde. Por cima de tudo regue o azeite. Cubra com papel alumínio e leve ao forno em fogo baixo por 15 minutos. Tire o papel alumínio e deixe dourar por mais 15 minutos.

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Receita cedida pela PB Consultoria em Nutrição