PUBLICIDADE

Balão BIB é mais uma arma contra obesidade

Tratamento é indicado para pessoas com obesidade moderada

A obesidade é definida como uma doença crônica caracterizada pelo aumento excessivo do peso corporal, causada pelo acúmulo de gordura. Ela piora a qualidade de vida e desencadeia doenças associadas, como diabetes, doenças cardiovasculares, ortopédicas, além da possibilidade de evolução para obesidade mórbida.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

De acordo com o National Institute of Health um aumento de 20% ou mais do peso corporal ideal significa que esse excesso de peso tornou-se um risco à saúde.

A forma recomendada pela Organização Mundial de Saúde para avaliação de peso corporal é o Índice de Massa Corporal (IMC). Para se calcular esse índice, deve-se dividir o peso do paciente em quilos pela sua altura elevada ao quadrado.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

"O BIB inicialmente restringe o contingente gástrico, e assim limita a ingestão. Depois, ele atuará na reeducação alimentar."

Está provado que o fator genético aumenta a probabilidade de uma pessoa nascer ou tornar-se gorda quando pertence a uma família com antecedente de obesidade. O fator comportamental está sempre associado ao aumento da ingestão alimentar como também a uma redução de exercícios físicos que gastam a energia que vem da digestão.

Entre as causas orgânicas estão tanto problemas glandulares (tiróide e supra-renais) como também distúrbios nos neurotransmissores no cérebro. Esses distúrbios acarretam em alterações no apetite, e fazem uma pessoa comer mais do que outra. Independente da causa, a obesidade tem de ser levada a sério e tratada com muita responsabilidade.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Dietas, exercícios, intervenções clínicas e cirúrgicas aparecem como alternativas para a solução do problema. Falaremos nesse artigo sobre o Balão Intragástrico BIB.

O que é Balão Intragástrico BIB?

Balão Intragástrico BIB, feito de silicone, é uma prótese esférica, oca, de cerca de 10 cm de diâmetro, que é introduzida e retirada do estômago do paciente por meio de procedimento de Endoscopia Digestiva Alta.

Inicialmente ela é introduzida vazia no estômago e depois é insuflada por uma solução de soro fisiológico e azul de metileno, em uma quantidade que deve variar de 400 ml a 800 ml. Esses compostos não fazem mal à saúde e atuam somente como volumes, marcadores e contraste do BIB durante o tratamento. A esfera é mantida no estômago do paciente por um período de dois a seis meses

O BIB inicialmente restringe o contingente gástrico, e assim limita a ingestão, promovendo uma rápida sensação de saciedade. Depois, ele atuará na reeducação alimentar. O paciente fará mais refeições durante o dia, mas em menor quantidade, promovendo então uma diminuição da ingestão calórica diária e facilitando as ações metabólicas do organismo.

Para indicar o Balão Intragástrico é preciso fazer uma análise do IMC de cada paciente. Estão aptos a esse procedimento aqueles com IMC superior a 28 kg/m2, ou seja, sobrepeso, e inferior a 40 kg/m2, chamado obesidade moderada. Inclui também os pacientes que não têm condições clínicas para fazer uma cirurgia eletiva. Estes recorrerão ao BIBs para reduzir peso e adquirir uma condição clínica favorável a procedimento cirúrgico posterior.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Para colocar um BIB o paciente precisa ser completamente sedado para não haver nenhum incômodo. A colocação leva em torno de 30 minutos, e o paciente recebe alta no mesmo dia. Um médico deve acompanhar e orientar o paciente, indicando a melhor dieta e os medicamentos mais eficazes para cada caso.

O BIB, juntamente com a mudança de habito alimentar promovida pela reeducação alimentar e atividade física, auxilia a perda de peso sem a utilização de medicamentos específicos e cirurgia.