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E agora, qual comprar: manteiga ou margarina?

Desvende o mistério e saiba qual é a melhor opção

Lembram-se quando a manteiga deveria ser banida do nosso cardápio diário e somente a margarina era considerada um atributo saudável, por ser isenta de colesterol e apresentar pequenas quantidades de gorduras saturadas?

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Hoje, sabe-se que a gordura trans originada a partir dos óleos vegetais hidrogenados possui efeitos nocivos à saúde. Assim, aumenta o risco de doenças cardiovasculares. Logo, aquelas pessoas que citaram calmamente a condenação da manteiga, lamentando a perda de seu sabor apetitoso, sentiram-se traídas e enganadas quando os problemas à saúde relacionados também ao uso da margarina surgiram. Hoje, a questão manteiga versus margarina é falsa.

No que diz respeito às doenças cardíacas, a manteiga está na lista de alimentos a serem usados oderadamente, principalmente porque contém um excesso do tipo de gordura saturada que eleva agressivamente os níveis de LDL, o colesterol prejudicial. No entanto, não é fácil classificar as margarinas. Aquelas ricas em gorduras do tipo trans as margarinas mais antigas em tabletes que ainda são muito vendidas são piores do que as manteigas.

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Algumas das margarinas mais novas, pobres em gordura saturada, ricas em gordura insaturada e sem gorduras do tipo trans são boas, desde que também sejam usadas com moderação (pois contém muitas calorias). No entanto, antes de comprar manteiga ou margarina, verifique se é possível substituí-la por azeite ou algum outro óleo vegetal líquido.

Uma boa notícia é que as indústrias estão investindo em produtos livres de gorduras trans, porém, preste atenção nos rótulos, pois segundo a legislação brasileira somente são considerados livres de gorduras trans aquelas com teores menores do que 1%.

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Entre a opção manteiga ou margarina com trans, você pode dar preferência a manteiga, a qual, apesar de ter quantidades expressivas de colesterol e de gordura saturada, tem pouca quantidade de gorduras trans, pois sua origem é do leite integral e nata.

Dica: Leia atentamente os rótulos dos alimentos, pois, atualmente, a ANVISA tornou obrigatória a indicação da quantidade de gorduras trans nos rótulos. Fique atenta (o) para que possa fazer a escolha mais saudável a sua dieta e qualquer dúvida procure um nutricionista.