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O que as nutricionistas fazem quando querem MUITO comer doce

Elas não são de ferro e sofrem tanto quanto nós! Veja os segredos das nutris para fugir do açúcar

Os doces são uma grande tentação alimentar para a maioria das pessoas (eu me incluo nessa). Mas, por mais difícil que seja resistir, existem formas de contornar essa vontade incontrolável de se atracar com uma barra de chocolate. E ninguém melhor para dizer quais são essas formas do que as próprias nutricionistas, que revelaram ao Minha Vida suas próprias estratégias para enganar o desejo por doces. Confira:

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Andrea Marim - Nutricionista

Sim, Andrea consome doces, mas escolhe a dedo as ocasiões em que irá se permitir isso. "Como esporadicamente, quando estou em algum evento social, aí eu experimento. Mas quando digo experimentar, é só um pouquinho mesmo! Cerca de 2 colheres de sopa, cerca de meia fatia de um doce", revela.

Estratégia para enganar a vontade por doces: "Primeiro consumo uma porção de oleaginosas, que pode ter duas castanhas do Pará ou oito amêndoas ou duas nozes", diz ela. Calma, eu sei que parece pouco, mas a especialista explica que esses alimentos promovem saciedade e têm uma digestibilidade lenta, ou seja, vão manter a fome longe por mais tempo. Junto com essa porção, ela come 25g de chocolate 70% cacau, que é uma excelente fonte de antioxidantes.

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Receitinhas espertas:

Shake proteico

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Bater tudo em um mixer ou liquidificador e servir. Essa é uma refeição bem proteica e com pouco índice glicêmico.

Bolo de caneca rápido

Misture tudo, coloque em uma caneca untada com óleo de coco e deixe no microondas por um minuto a dois minutos, dependendo da potência do aparelho. Salpique canela e sirva.

Dica: Após untar a caneca com óleo de coco, você pode forrar a caneca com algumas rodelas de banana no fundo, pois assim que desenformar o bolo de caneca, as bananas estarão macias. Então, salpique a canela a gosto.

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Elaine Padua - Nutricionista

A moderação é a palavra-chave entre as nutricionistas. "Quando quero comer um doce, como em quantidades moderadas", ressalta Elaine. "Não é proibido comer doces, mas você não pode ultrapassar, por exemplo, no consumo de chocolate de 20 a 30g por dia, mais do que isso é um excesso", ela explica.

Além disso, Elaine destaca que quando há uma vontade muito grande de comer doces, geralmente há a deficiência de nutrientes, como cromo, B6, magnésio. "Também significa que a produção de serotonina é deficiente, então o intestino deve ser analisado de uma forma mais séria, porque 90% da produção de serotonina é feita no intestino", completa.

Estratégia para enganar a vontade por doces: "A minha estratégia é, se por exemplo eu quiser tomar um sorvete, eu vou tentar consumir sorvetes a base de frutas", explica. O que acontece é que, ao driblar essa vontade consumindo alimentos mais saudáveis, você tem mais saciedade. "Isso porque o doce em excesso gera um ciclo vicioso, quanto mais você come, mais você quer", alerta ela.

Receitinhas espertas

Sorbet de banana

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Para essa receita, vale sempre deixar algumas bananas no congelador para quando bater a vontade por doces. É só pegar a banana congelada, bater no liquidificador até virar um creme parecido com sorvete, e então adicionar a canela ou o cacau em pó, por exemplo.

Mousse de abacate e cacau

Pegue o abacate, bata com o leite de coco, cacau e o açúcar de coco. Vá acrescente o leite de coco até obter uma textura de mousse. Pronto, é só deixar gelar e consumir.

Karina Nascimento - Nutricionista da Cia. da Consulta

Para Karina, sentir vontade de comer um doce, seja ele chocolate, guloseimas ou uma sobremesa pode ser considerado normal. "O problema é quando chega o momento que essa vontade se torna excessiva e pode prejudicar a saúde, como o ganho de peso, o surgimento de diabetes ou alterações no colesterol", afirma.

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"Quanto mais doces uma pessoa consome, mais frequentemente essa vontade irá surgir. Quando a necessidade por doces é exagerada e diagnosticada, o ideal é procurar um nutricionista que possa adaptar as estratégias mais saudáveis com o intuito de obter o equilíbrio. Ainda é preciso ter força de vontade e procurar não ter fácil acesso a esses tipos de alimentos. Faça com que o doce das frutas, que chamamos de frutose, seja priorizado, mas vale ressaltar que esse tipo de açúcar também deve ser consumido em quantidades adequadas", destaca.

Estratégia para enganar a vontade por doces: "Quando eu opto por comer doces, procuro saboreá-lo ao máximo e comer em pequenas porções já estabelecidas. Evito consumir excessivamente e compulsivamente", afirma. Karina também é adepta das receitinhas práticas com frutas. "Uma estratégia interessante é manipular o que você irá comer, criando suas próprias receitas e preparações com diferentes tipos de frutas. Lembre-se que também temos opções de frutas secas sem adição de açúcar, que também devem ser consumidas moderadamente", revela.

Receitinhas espertas

Doce de banana sem açúcar

Corte as bananas em tamanhos pequenos (a quantidade que você preferir) e coloque em uma panela. Acrescente canela em pau ou cravo à gosto e deixe em fogo baixo por cerca de 30 minutos, mexendo sem parar. Quando a banana escurecer e desgrudar da panela, está pronto.

Maçã assada sem açúcar

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Corte a uma maçã ao meio, retirando suas sementes e o cabo. Coloque em uma forma ou recipiente que possa ir ao forno e esprema 1/2 limão. Para intensificar o sabor, acrescente uma colher de sopa de amoras ou framboesas. Se quiser, você pode acrescentar canela em pó à gosto. Acrescente 100 ml de água e leve ao forno por em média 10 a 15 minutos.