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4 problemas que podem ser resolvidos comendo mais proteína

Cabelos quebradiços, cansaço e imunidade baixa podem significar ausência do nutriente

As proteínas exercem um papel fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo e seu baixo consumo reflete diretamente em nosso corpo. O nutricionista Breno Lozi, em entrevista para o Minha Vida, comentou quatro sinais que podem estar indicando a necessidade de incluir mais proteínas na nossa alimentação.

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1- Você se sente muito cansado ou fraco

A fadiga excessiva é o primeiro sinal da falta de proteína no organismo. "Como a deficiência desse composto é derivada diretamente de uma dieta pobre em calorias, o organismo não dispõe de energia suficiente para cumprir tarefas rotineiras", explica o nutricionista Breno Lozi.

2 - Seu cabelo está quebradiço

Os fios de cabelo e os folículos que os sustentam são feitos de proteína, por isso, elas são responsáveis por mantê-lo saudável e em constante crescimento. Por isso, quando há falta dessas moléculas o cabelo fica fragilizado. "Essa é uma das razões pelas quais os cabelos de pessoas que fazem dietas com baixo teor proteico tendem a crescer mais lentamente. E, em casos extremos, pode ocorrer queda dos fios", alerta o nutricionista.

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3 - Sua pele e suas unhas estão fracas

As unhas e a pele também dependem das proteínas para se regenerar. A pele é composta por três tipos de proteínas: colágeno, elastina e queratina. Essas proteínas em baixo índice causam rugas, deixam a pele mais finas e as unhas mais fracas.

4 - Você está ficando doente com frequência

Breno afirma que uma das principais funções das proteínas é apoiar o sistema imunológico. Portanto, uma dieta com baixo nível de proteína deixa o organismo mais exposto ao risco de contrair infecções e resfriados. "É impossível o sistema imunológico funcionar sem proteínas, até porque os anticorpos são estruturas formadas por proteínas", complementa Lozi.

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Existe uma quantidade mínima diária recomenda para o bom funcionamento do organismo. O instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (NIH) indica 0,8 grama de proteína por quilo de peso. Mas esse valor pode variar de acordo com as a intensidade das atividades exercidas pela pessoa ou se ela está em fase de crescimento.

As proteínas podem ser de origem animal ou vegetal. Veja aqui quais são os alimentos com maior índice de proteína e como aumentar a absorção no organismo.