PUBLICIDADE

6 mitos e verdades sobre gorduras

Ao contrário do que diz o senso comum, as gorduras não são inimigas da saúde e devem ser consumidas com equilíbrio

Você acredita que consumir alimentos ricos em gordura é um hábito que faz mal à saúde? Esse costuma ser um pensamento comum, nós sabemos. Porém, nem toda gordura deve ser encarada como vilã da alimentação, pelo contrário; existem alguns tipos de gordura, como é o caso das insaturadas, que são essenciais para algumas funções do organismo.

Como você já deve saber, uma boa alimentação é aquela que equilibra uma grande variedade de nutrientes. Por isso, excluir todas as gorduras, indiscriminadamente, não é uma boa opção. Em vez disso, a dica é montar um cardápio com diferentes alimentos ricos nas chamadas "gorduras boas", que têm um efeito positivo na diminuição do colesterol e podem até prevenir doenças cardiovasculares.

Para desvendar algumas dúvidas sobre esse tema, reunimos abaixo seis mitos e verdades sobre gorduras que você precisa saber. Confira:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

1. Toda gordura faz mal?

Mito! É possível dividir a gordura em dois grupos: aquelas que fazem bem para a saúde, chamadas de "insaturadas", e as que fazem mal quando consumidas em excesso, como as "saturadas" e trans. Antes de eliminar certos alimentos do cardápio, conte com a orientação de um nutricionista, que irá te ajudar a elaborar o melhor cardápio. Dessa forma, você não corre o risco de ficar com alguma deficiência nutricional importante.

As gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas podem ser encontradas em alimentos como óleos vegetais, caso do azeite de oliva e do óleo de girassol - que também são ricos em substâncias como ômega 6 e vitamina E.

Já a gordura saturada pode ser encontrada em maior quantidade em alguns cortes de carne vermelha, enquanto a gordura trans está presente em alguns alimentos ultraprocessados, como bolachas recheadas.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

2. Oleaginosas são fonte de gordura?

Verdade! Castanha-do-pará, castanha de caju, nozes e outras oleaginosas contam com uma boa quantidade de gorduras insaturadas. Outros alimentos que entram nessa categoria são: frutas, como o abacate; ovos; peixes, como atum e salmão; grãos e também a nova Qualy Vita.

O produto é uma boa fonte de gordura saudável porque conta com ômega 6, um ácido graxo que protege o coração e previne doenças cardiovasculares. Além disso, Qualy Vita é formulada com as vitaminas A, D e E, fundamentais para a saúde óssea, regulação da tireoide e outras funções importantes do corpo.

A nova Qualy Vita, que mantém o mesmo sabor da versão original e não leva leite em sua composição, pode ser consumida no café da manhã ou em outros momentos do dia, conforme a sua vontade.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

3. A gordura trans é pior que a saturada?

Verdade! A gordura saturada está no meio do caminho entre a boa e a ruim. Ela ajuda na absorção de ômega 3 e cálcio, além de desempenhar um papel importante em algumas funções do pulmão, fígado e cérebro.

Esse tipo de gordura é encontrado em alimentos de origem animal, como leite, carne bovina e manteiga. Para não aumentar o colesterol ruim, o segredo é consumir estes alimentos com bastante moderação.

A gordura trans, por sua vez, não é considerada essencial para o organismo e pode trazer alguns malefícios, como aumento do colesterol e maior risco de AVC e infarto. Recheios de biscoitos, salgadinhos, alimentos congelados, macarrão instantâneo, sorvete e frituras são alguns exemplos que contam com gordura trans em sua composição.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

4. Posso consumir gordura insaturada à vontade?

Mito! Mesmo os alimentos considerados bons para a saúde devem ser consumidos com moderação - e, no caso das gorduras boas, vale a mesma regra. Em excesso, as gorduras insaturadas podem levar à obesidade e prejudicar a saúde do coração.

5. Devo parar de consumir gordura para emagrecer?

Mito! Você não deve parar de comer alimentos ricos em gorduras insaturadas com esse objetivo, uma vez que elas são uma boa fonte de energia, equilibram o colesterol e previnem problemas no coração. Para emagrecer, é preciso investir em uma dieta equilibrada combinada a exercícios físicos.

6. A gordura está presente só em alimentos sólidos?

Mito! O leite, por exemplo, é uma bebida que conta com bastante gordura animal em sua composição. Como falamos anteriormente, esse tipo de gordura, a saturada, não deve ser eliminado completamente da dieta, mas consumido com moderação.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)